Postado em domingo, 6 de dezembro de 2015
às 19:48
Reunião sobre população de rua discute fortalecimento e integração das ações
Os temas foram abordados durante uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social.
Da Redação
Fortalecer as entidades que acompanham e assistem as pessoas em situação de rua e discutir as ações de abordagem e de encaminhamento que este público deve receber. Esses foram alguns dos temas abordados durante uma reunião que aconteceu, no dia 27, na sede da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social.
Durante o encontro foram apresentadas as dificuldades de atendimento e de promoção social dessa população e, principalmente, a questão dos Direitos Humanos. Segundo informações da prefeitura, cada instituição se comprometeu, “dentro de suas respectivas áreas de atuação”, a colaborar no que for necessário para que o Município possa efetivar políticas públicas para a população em situação de rua.
A secretária municipal de Ação e Promoção Social, Maria Idalina da Silva, falou da importância da realização do processo seletivo, em trâmite em sua pasta, que irá disponibilizar a contratação de profissionais a fim de oportunizar a estruturação de um Centro de Convivência no Município para as pessoas em situação de rua. No local, serão oferecidos alimentação, higiene e acompanhamento psicossocial.
Para a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Fábia Penido Ribeiro, encontros como este são importantes na medida em que são pactuados os detalhes com cada instituição e o trabalho de parceria. “Traça uma linha única de abordagem para tentar reinserir este público na vida em sociedade e no mercado de trabalho, com uma nova perspectiva.”, alertou a coordenadora.
Participaram do encontro os seguintes setores: Polícia Militar; Guarda Civil Municipal; Polícia Civil; Albergue Municipal; Defensoria Pública; Secretaria Municipal de Defesa social; Secretaria Municipal de Coordenação de Governo, Creas e Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social.

A reunião reuniu representantes da entidades e órgãos envolvidos (Foto: Ascom/Prefeitura)

COMENTÁRIOS