Postado em segunda-feira, 16 de novembro de 2015 às 23:56

Projeto de paisagismo da Unidade Santa Clara da Unifal prioriza a sustentabilidade

O projeto foi elaborado priorizando a sustentabilidade na urbanização do campus, considerado um dos pilares da instituição.


 Da Redação

O projeto de paisagismo desenvolvido para a Unidade Educacional Santa Clara foi encaminhado à reitoria da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional.

O projeto foi elaborado priorizando a sustentabilidade na urbanização do campus, considerado um dos pilares da instituição para o planejamento e execução de suas atividades. “Para quê um projeto de paisagismo? Exatamente para que a gente possa plantar a árvore certa no local certo”, disse Lisliê Goulart, arquiteta urbanista da Universidade.

Para planejar a arborização urbana da unidade, inicialmente, a arquiteta urbanista realizou um levantamento de suas características físicas que condicionaram a escolha das espécies mais adequadas a cada local. As ruas, os estacionamentos, o uso e as eficiências das edificações, a insolação e o sombreamento em seus 200 mil m² de área foram analisados e de acordo com as especificidades de cada lugar, segundo a assessoria da Unifal.

APP

Segundo a responsável técnica pelo projeto, a Área de Preservação Permanente (APP) da Unidade Educacional recebeu atenção especial, sendo contemplada com árvores frutíferas diversas e espécies negligenciadas, que favorecerão para uma maior quantidade e diversidade de pássaros e insetos. “Estas árvores trarão alimento e abrigo para os seres vivos da APP, o que agregará uma maior diversidade para a flora e fauna existentes na unidade”, destacou.

De acordo com a Universidade, a implantação será monitorada com a elaboração de inventário com o quantitativo de espécies, localização, crescimento, entre outras informações pertinentes que irão definir critérios e planos de manejo para os anos seguintes. A previsão para implantação do projeto não foi informada.

Segundo o coordenador de Projetos Obras, o arquiteto José Mário Barbosa Alves, a CPO trabalhará no ano de 2016, na elaboração e implantação dos projetos de paisagismo para os campi avançados de Poços de Caldas e Varginha.

O projeto foi apresentado recentemente ao reitor Paulo Márcio Faria e Silva (Foto: Ascom/Unifal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo