Postado em segunda-feira, 21 de setembro de 2015 às 01:15

Ranking aponta a Unifal entre as 70 universidades mais bem colocadas

Odontologia, Farmácia e Biomedicina se posicionam entre os 25 melhores cursos do país.


 Da Redação

Entre as 192 instituições públicas e privadas avaliadas na quarta edição do Ranking Universitário Folha (RUF), a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) se destacou na 68ª posição como melhor universidade brasileira e no 11º lugar, entre as melhores instituições de Minas Gerais.

Porém, em relação a edição anterior do RUF, divulgado no ano passado, a Unifal caiu 19 posições, uma vez que chegou na 49ª colocação na terceira edição. A USP (Universidade de São Paulo), assim como nas edições anteriores, é a líder. A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é mais bem classificada de Minas Gerais e a terceira no país, atrás somente da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).  

Além do ranking geral de universidades, também foi divulgada a classificação dos melhores cursos de graduação, a qual posicionou três cursos da Instituição, entre os 25 melhores do país: Odontologia no 16º lugar, Farmácia no 19º e Biomedicina na 24ª posição.

As universidades foram avaliadas em cinco aspectos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização, sendo no indicador pesquisa, o item em que a Unifal mais se destacou, situando-se no 54º lugar no país.

Segundo o ranking, a Unifal também está bem avaliada no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), em que a Universidade aparece com nota 4 em uma escala de 0 a 5.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

No ranking de cursos, são avaliadas as 40 carreiras com mais ingressantes no país, no ensino e no mercado de trabalho. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Unifenas

A Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) aparece na 154ª colocação no ranking. A melhor colocação é no item inovação, em que alcançou a 101ª posição. Já no item ensino, a Instituição teve o desempenho mais negativo, alcançando o 160ª lugar. O resultado foi divulgado pela Folha de S. Paulo, no último dia 14.

>>Clique aqui e confira o RUF 2015

Imagem: Ascom/Unifal 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito