Postado em segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Prefeitura informa que faz recadastramento de pacientes para implantação do E-SUS

A informação é do secretário de Saúde, Maurício Durval de Sá, em um ofício encaminhado à Câmara Municipal.


 Alessandro Emergente

A Secretaria de Saúde de Alfenas está em processo de implantação do sistema E-SUS, o que demanda o recadastramento de pacientes do município que atualmente ultrapassa os 12 mil. A informação é do secretário de Saúde, Maurício Durval de Sá, em um ofício encaminhado à Câmara Municipal.

Após a fase de cadastramento das famílias, a Secretaria de Saúde deve inativar os cartões do SUS de pacientes que não foram identificados, pelos agentes comunitários de saúde, como residentes em endereços de Alfenas. O sistema e-SUS-AB, fornecido através do Ministério de Saúde, é uma nova estratégia para reestruturar as informações da atenção básica.

A expectativa é que esse recadastramento possa reduzir o número de cadastrados como moradores de Alfenas. Hoje, segundo a Secretaria de Saúde, são mais de 12 mil pacientes que constam no sistema como residentes em Alfenas.

Durval de Sá lembra que Alfenas tem uma “população flutuante”, devido as duas universidades, além de ser comum moradores de cidades vizinhas apresentarem comprovantes de residência em Alfenas. “Ficando difícil identificar quais não são residentes em Alfenas”, comenta.

O secretário afirma que os moradores de outras cidades da região têm o atendimento garantido conforme o Plano Diretor Regional (PDR), mas é preciso que sejam informados os endereços corretos para a prefeitura de Alfenas possa faturar esses procedimentos e, com isso, garantir o financiamento do sistema.

O documento, assinado por Durval de Sá, foi encaminhado à Câmara Municipal após um requerimento, aprovado pelo plenário, levantar questionamentos sobre o tema. O autor do pedido de informações, vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), apontou a possibilidade de fraude de pacientes de outras cidades, que estariam fornecendo endereço de Alfenas. A situação causa desequilíbrio financeiro no sistema de faturamento da prefeitura de Alfenas junto ao SUS.

LEIA MAIS:

Com acúmulo de déficit, Governo pode até abandonar gestão plena na saúde pública de Alfenas

Plano de cofinanciamento de hospitais está em estudo, diz secretário de Saúde



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo