Postado em sábado, 29 de agosto de 2015
às 23:30
Criar ambiente motivacional no trabalho é fundamental, explica palestrante
A palestra “Como transformar colaboradores em missionários” foi proferida durante o 33˚ Café Empresarial.
Alessandro Emergente
Propiciar um ambiente motivacional para os trabalhadores é um dos desafios dos empreendedores. Esta foi uma das dicas dadas durante uma palestra realizada na 33ª edição do Café Empresarial, promovido pela Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas).
A palestra “Como transformar colaboradores em missionários” foi proferida pelo gestor da unidade de pós-graduação do Grupo Unis, Argentino Bueno, mestre em Administração, na última quinta-feira (27). A palestra foi oferecida pela unidade do CNA em Alfenas, escola de idiomas que é parceira do Grupo Unis.
Bueno abordou aspectos como engajamento e motivação dos funcionários. A “motivação externa” não é o melhor caminho para envolver os funcionários dentro de uma estratégia que busque o seu maior envolvimento com o trabalho.
Segundo o palestrante, é importante criar um ambiente motivacional que estimule impulsos internos do ser humano como a vontade de realizar a atividade com paixão, desempenhando-a da melhor maneira.
Bueno citou o livro Motivação 3.0, de Daniel H. Pink, que classifica as fontes de motivações como as de impulsos biológicos - que atendem as necessidades básicas -, as de recompensas e punições e os motivadores intrínsecos - como a vontade de realizar, independentemente de ser recompensado por fazer a atividade ou punido por não fazê-la.
O palestrante explicou que pesquisas metodológicas apontam uma “rigidez funcional” em casos de pessoas que executam atividades exclusivamente a partir de motivadores externos, como recompensas financeiras.
Os conceitos de responsabilidade e autonomia podem ser úteis, segundo ele, na busca do envolvimento do funcionário com as atividades. A “estratégia compartilhada”, elaborada a partir de um ambiente democrático, é outra dica, colocando fim na estratégia imposta “de cima para baixo”.
A palestra foi oferecida pelo CNA durante o Café Empresarial, da Acia (Foto: Alessandro Emergente)
COMENTÁRIOS