Postado em sábado, 15 de agosto de 2015
às 15:43
Reunião em Alfenas discutirá os rumos da segurança pública na cidade
A reunião está agendada para às 9h da próxima quarta-feira, na Câmara Municipal.
Da Redação
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Seds) promoverá, em Alfenas, um encontro para discutir o aumento da criminalidade na cidade. A reunião está agendada para às 9h da próxima quarta-feira (19), na Câmara Municipal. As informações foram divulgadas pela prefeitura de Alfenas.
Segundo a prefeitura, foram feitas solicitações pelo secretário municipal de Defesa Social do Município, Vander Cherri, ao Governo de Minas para busca de alternativas para redução da criminalidade em Alfenas.
O encontro, marcado para a próxima quarta-feira, está sendo chamado de I Reunião de Integração de Gestão em Segurança Pública em Alfenas. A reunião contará com a presença do subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Cel. Maurício Antônio Santos e com representantes do Sistema de Defesa Social e de Justiça Criminal.
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também confirmou que fará uma audiência pública sobre segurança no município. Não há data definida, mas a previsão é que seja realizada em setembro.
Em abril e no início deste mês, Vander Cherri esteve em Belo Horizonte (MG) onde se reuniu com autoridades da área de segurança pública, entre eles o secretário adjunto de Defesa Social do Estado, Rodrigo Mello Teixeira, diretores da Subsecretaria de Medida Socioeducativa e com o subsecretário de Administração Prisional de Minas Gerais, coronel Edilson Ivair Costa. Também se encontrou com representantes da ALMG, entre os quais os deputados Dilzon Mello (PTB) e Emídio Madeira (PTdoB).
Entre os pedidos levados pelo secretário municipal de Defesa Social estão a ampliação do efetivo das polícias civil e militar; transformação da Companhia de PM em Batalhão, além de mais viaturas. A construção do Centro de Internação para menores infratores também tem sido discutida, o que acarretaria na liberação de vagas para a internação dos menores já conhecidos no meio policial por cometerem atos infracionais constantemente.

Cherri apresentou também os investimentos que o município realiza para a segurança como: cessão de aproximadamente 20 servidores municipais para a delegacia de policia civil, custeio de combustível para as viaturas das polícias (militar, civil e guarda municipal), manutenção e conserto das viaturas, etc.
Na semana passada, o deputado estadual sargento Rodrigues (PDT) encaminhou e-mail a Cherri, informando que apresentou requerimento, na Comissão de Segurança Pública, para a realização da audiência pública em Alfenas. O objetivo é debater e buscar as providências necessárias a promoção e garantia da segurança pública local.
LEIA MAIS:
A sensação de quem mora em Alfenas ainda é de insegurança, diz comandante da PM
Em 4 anos, número de roubos em Alfenas aumentou seis vezes, segundo Seds

COMENTÁRIOS