Postado em quarta-feira, 12 de agosto de 2015
às 09:52
Projeto para limpar represas aumenta reserva de água em Ouro Fino, MG
Elas são responsáveis por 80% do abastecimento das casas na cidade. Em 2014, moradores enfrentaram racionamento durante a crise hídrica.
Do G1 Sul de Minas
A limpeza de duas represas tem garantido o abastecimento de água em Ouro Fino (MG), apesar da estiagem. De acordo com levantamento feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), de maio a julho deste ano choveu apenas oito dias na cidade. Mas, se em 2014 esse cenário seria motivo de preocupação para os moradores, neste ano os moradores se sentem longe de vivenciarem uma nova crise hídrica.
"Hoje tem todo dia uma água limpinha, maravilhosa", conta a dona de casa Beatriz Rodrigues de Paiva ao lembrar da realidade que era vista quase um ano atrás, época em que a cidade sofreu com a seca. "Mas é preciso economizar, para não faltar de novo", observa.
Para desassorear as represas Zezé Matos e Burza, responsáveis por 80% da água que atende as casas em Ouro Fino, foi autorizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) um investimento de cerca de R$ 300 mil. Apenas de lama, foi retirado o equivalente a mil caminhões. O projeto permitiu o aumento do volume de água das represas.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS