Postado em sexta-feira, 7 de agosto de 2015
às 09:52
Reunião discute medidas para evitar nova crise hídrica no Sul de Minas
Debate ocorreu em Poços de Caldas, onde represas têm níveis otimistas. Carrancas enfrenta problemas para manutenção do turismo hídrico.
Do G1 Sul de Minas
Representantes de várias cidades do Sul de Minas e da região e de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) reuniram-se nesta quinta-feira (6) em Poços de Caldas (MG) para discutir a crise hídrica durante o Seminário Águas de Minas III - Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na cidade, apesar de índices otimistas em relação aos reservatórios, há preocupação com o período de estiagem. Já os comitês de bacias pediram mais estrutura de trabalho na região.
Os participantes debateram sobre o uso da água na mineração, na indústria e na agricultura e cobraram melhorias na gestão de recursos e estrutura de comitês. Representantes dos CBHs Alto Rio Grande e Médio Rio Grande pediram atenção a programas como o índice de qualidade das águas, o lançamento do esgoto doméstico e a gestão.
Segundo dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande é composta por 33 municípios. Já a Bacia Hidrográfica do Médio Rio Grande abrange 18 sedes municipais. Por fim, a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e Jaguari abrange um total de quatro cidades.
[Leia mais]
[Leia mais]
COMENTÁRIOS