Empresas 4.0 - O que você precisa saber para não ficar de fora dessa nova geração
Autor(a): Etiene Rocha
Você está sentindo mudanças ao seu redor, um movimento das empresas, a forma de perceber produtos e consumidores? Essa é a revolução que estamos passando, e como fazemos parte dela, devemos nos atentar nesse novo modelo.
Todas as revoluções que já ocorreram foram em momentos que coincidentemente a comunicação mudou. E, a cada vez que forma de comunicar entre indivíduo muda, há uma revolução. Nesse novo momento, estamos vendo aplicativos invadindo nossos SmartPhones e de forma totalmente disruptiva estão mudando a forma de nos relacionarmos com serviços tradicionais. Serviços financeiros, de mobilidade e até saúde estão vendo suas formas de atuação mudar completamente. Você tem assistido empresas grandes em queda por não se atentar ao novo modelo.
E o seu negócio? Está se ajustando a essas novas percepções?
Vamos então entender como são essas empresas e assim refletir nos comportamentos que cada um deverá ter para fazer parte da geração 4.0.
Quem São as empresas 4.0?
São empresas que em sua composição há gestores e diretores que estão atentos ao movimento do mercado, inovações tecnológicas e buscam novas soluções para aumentar sua performance e tornar suas decisões mais assertivas.
Como é o dia-a-dia das empresas 4.0?
São dias extremamente dinâmicos, com olhares atentos no que é possível fazer para melhorar o processo, diminuir custos, aumentar rentabilidade e reduzir a burocracia. Trabalham a tomada de decisão como forte fator de crescimento e busca centralizar as informações para que cada mudança de estratégia seja feita embasada em dados.
Como se comportam?
Movimentam–se de forma a fortalecer toda cadeia de relacionamento, possuem condutas ousadas, buscam conhecimento constante, criam estratégias, reinventam o negócio diariamente e inovam com novos processos e tecnologia.
No futuro estarão empresas estiveram dispostas a mudar, observaram seu consumidor, modelo de negócio e tiveram atitude.
Seja 4.0, reavalie seu negócio, crie formas de controlar seu processo, entenda seu consumidor e mude a forma de fazer negócios.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Alfenas Hoje