Postado em domingo, 15 de fevereiro de 2015
às 14:59
Especialista da Unifal analisa o “fim dos computadores” no mundo corporativo
A análise foi durante o “Campus Party Brasil”, maior evento de ciência e tecnologia do país, realizado em SP.
Da Redação
O computador perdeu sua importância diante do expressivo avanço do uso de dispositivos móveis conectados, como tablets e smartphones. Essa conclusão fez parte de uma palestra realizada, no início do mês, pelo professor Hélio Lemes Costa Junior, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal (Universidade Federal de Alfenas).
O professor falou sobre o “Fim dos Computadores” durante a oitava edição do “Campus Party Brasil”, maior evento de ciência e tecnologia do país, realizada no Centro de Exposições São Paulo Expo, no início de fevereiro.
“É a mesma capacidade que foi evoluindo, nos colocou outras possibilidades, aproveitamos essas oportunidades e transformamos os computadores em diversas máquinas de entretenimento, lazer, saúde, trabalho”, afirmou.
De acordo com os números apresentados pelo professor, durante a palestra e destacados pela repórter Karen Ferraz do portal “IT Forum 365” na reportagem “PCs: o fim está próximo?”, no último ano, o mercado brasileiro de PCs registrou queda de 25% nas vendas. A redução no mundo foi de 2,4%.
Em contrapartida, as vendas de smartphones ultrapassaram as vendas de PCs pela primeira vez em 2011, segundo números da IDC, e a expectativa é que este ano seja a vez dos tablets derrubarem os computadores para a terceira posição.
O professor ainda destacou que a popularização dos smartphones e tablets e a utilização dos mesmos, no ambiente de trabalho - fenômeno conhecido como Byod (Bring Your Own Device) – refletem não apenas no fim dos computadores no contexto corporativo como também nas universidades, uma vez que muitos professores já abriram mão dos computadores fornecidos pela instituição e preferem usar seus próprios notebooks.
Realizada desde 2008, a Campus Party Brasil reúne estudantes e profissionais da área de tecnologia em atividades voltadas à temática de inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo.
COMENTÁRIOS