Postado em segunda-feira, 28 de abril de 2014
às 01:19
Novas academias ao ar livre são instaladas e podem ganhar monitores para atender o público
Duas novas academias ao ar livre foram inauguradas: uma no Jd Aeroporto e outra no Jd Primavera.
Alessandro Emergente
Duas novas academias ao ar livre foram inauguradas na última sexta-feira: uma no Jardim Aeroporto e outra no Jardim Primavera. Esses espaços refletem uma concepção crescente do poder público de criar condições para que a população saia do sedentarismo.
Uma das academias ao ar livre foi implantada justamente ao lado da pista de caminhada do Jardim Aeroporto, que atrai não somente os moradores do bairro, mas de toda a cidade. A pista para a prática esportiva foi inaugurada em julho de 2008.
De acordo com o secretário de Coordenação de Governo e Planejamento, Luiz Marcos Leite (Marquinhos do PDT), a definição do local está relacionado a grande procura pela pista de caminhada do Jd Aeroporto, por onde passa cerca de pelo menos 300 pessoas por dia segundo os cálculos do governo. A ideia é expandir o projeto de instalação de academias para os outros bairros da cidade.
pista de caminhada do Jd Aeroporto (Foto: Alessandro Emergente)
Cada academia ao ar livre conta com sete aparelhos, somando um investimento de R$ 10 mil - com repasses feito pelo Governo do Estado. A prefeitura fica responsável pelo custo de infraestrutura para instalação dos equipamentos. No Jd Aeroporto, por exemplo, foram investidos R$ 3 mil, segundo o secretário.
Monitores
Na Câmara Municipal há um projeto de lei, que prevê a destinação de um monitor, graduado em educação física, para atender o público nas academias ao ar livre. A proposta do vereador Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) está na pauta de votação, em 1º turno, da sessão legislativa dessa segunda-feira.
Na avaliação do prefeito Maurílio Peloso (PDT), que conversou com a reportagem na sexta-feira durante a inauguração das academias, a ideia de destinar o monitor é boa, mas é o discurso do governo é que é preciso avaliar melhor a viabilização dessa ideia.
Uma das observações, feitas pelo secretário de Coordenação de Governo, é de que é necessário analisar o funcionamento das academias, levando em consideração os horários de maior fluxo de pessoas.
Outras experiências
Segundo o secretário de Esporte, Fabiano Tamiett, a prefeitura já disponibiliza um monitor em uma academia ao ar livre no bairro Vila Esperança, porém não em tempo integral. No Santos Reis há também uma outra academia ao ar livre, inaugurada na gestão passada, onde é feito um trabalho com os pacientes do PSF (Programa Saúde da Família).
Com a inauguração das duas academias na última sexta-feira, Alfenas passa a contar com quatro academias ao ar livre, sendo as duas primeiras garantidas na gestão passada e as duas últimas pelo atual governo.
Previsões
Segundo o secretário de Coordenação de Governo, as duas academias inauguradas na sexta-feira fazem parte de um projeto de 14 academias ao ar livre, que estão previstas no orçamento estadual através de emendas parlamentares do deputado Alencar da Silveira (PDT).
Na semana passada, o deputado estadual Pompilio Canavez (PT) acompanhou os vereadores Enéias Rezende (PRTB) e Vagner Morais (Guinho/PT) num encontro, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, com o secretário estadual de Esporte, Tiago Lacerda. Em pauta: a reivindicação de uma academia ao ar livre no bairro São Vicente, solicitada por Guinho, e outra no Itaparica, reivindicada por Enéias.
Pompilio disse que apresentará emendas ao orçamento estadual prevendo recursos para esses dois locais. No encontro em BH, o vereador José Carlos Morais (Vardemá/PROS) também participou para cobrar do governo o atendimento a uma emenda parlamentar de Pompilio que garante a aquisição de um ônibus que será destinado para Escolinha Cruz Preta.
Moradores
Para Dalmo Melo, presidente da Saja (Sociedade dos Amigos do Jardim Aeroporto), a academia ao ar livre será importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A diretoria da Saja, que assumiu o mandato em fevereiro, vem fazendo um levantamento dos moradores do bairro e cadastrando-os. A ideia é ampliar a rede de contatos para consultar as demandas dos moradores.
COMENTÁRIOS