Postado em sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
às 14:59
Unifal completa seu 1˚ centenário em abril; programação comemorativa foi divulgada
A Unifal completa 100 anos de história em abril deste ano.
Alessandro Emergente
A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) completa 100 anos de história em abril deste ano. A programação comemorativa do centenário foi divulgada esta semana pela comissão formada para organizar os eventos.
Oficialmente, o centenário será no dia 3 de abril, mas a programação de eventos começa no dia 1˚ e vai até o dia 13. Esses eventos são classificados em seis grupos: 1) solenidades, 2) atividades religiosas (com uma missa em ação de graça e um culto evangélico), 3) atividades cientificas e culturais e 4) atividades esportivas, 5) atividades sociais (como baile de gala) e 6) atividades complementares.
De acordo com a presidente da comissão organizadora, Sandra Veiga, as ações já começaram com a definição da logomarca do centenário e a escolha, por meio de concurso, do hino da Universidade. A música já foi selecionada, enquanto a escolha da letra está em andamento.
Programação intensa
Uma intensa programação está prevista como o lançamento de um livro de memórias e outro com registros históricos e documentais. A Universidade prepara sessões solenes de comemoração, sendo uma delas na Câmara Municipal, além de conceder homenagens com títulos honoríficos a pessoas que contribuíram com a história da instituição.
A Unifal também lançará, em abril, um selo comemorativo com o carimbo do centenário. Também estão previstas programações nos câmpus de Varginha e Poços de Caldas. Um ato oficial na unidade II, no bairro Santa Clara, faz parte da programação.
Uma programação cultural está sendo preparada com apresentações musicais e de teatro, além de exposições e visitas especiais ao museu. O Congresso Científico e Cultural do Centenário da Unifal será realizado do dia 1˚ ao dia 5 de abril.
Integração da comunidade
Na avaliação do reitor Paulo Márcio Faria e Silva, a comemoração do centenário é um direito de todos e, por isso, as atividades estão sendo planejadas dentro de um processo de integração com a comunidade externa. Disse, na última terça-feira durante a solenidade de apresentação da programação, que a ideia é dar a oportunidade à população para que esteja envolvida em uma discussão cultural.
Entre as atividades, que deve envolver o público, está a Caminhada e Maratona do Centenário. A data e o trajeto ainda não foram divulgados pela comissão organizadora.
Financiamento das ações
A Unifal lançou estratégias para arrecadar recursos para a comemoração do centenário como a criação de uma loja virtual com produtos personalizados da instituição. Outra iniciativa é o chamado “Livro de Ouro”, que abrigará doações do público.
Uma cota de patrocínio também foi planejada. O produtor cultural da Unifal, Ivanei Salgado, disse que serão feitas visitas as empresas que podem aderir a Lei Rouanet (n˚ 8.313/1991), obtendo benefícios fiscais. Uma lei estadual (n˚ 17.615/2008), que também prevê incentivos culturais à iniciativa privada em caso de apoio à ações culturais, é outra possibilidade apresentada aos empresários para que faça adesão ao projeto do centenário.
De Efoa a Unifal
Fundada, inicialmente como Efoa (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas) em abril de 1914 tendo a frente o professor João Leão de Faria, a instituição foi federalizada em dezembro de 1960. Em 2005, transformou-se em Universidade Federal de Alfenas e iniciou um processo de expansão com criação de diversos novos cursos e novas unidades (Santa Clara, Varginha e Poços de Caldas).
A Unifal chega ao seu primeiro centenário com mais de 7 mil alunos, incluindo estudantes de graduação (5.337), de educação à distância (614) e de pós-graduação (331 alunos de cursos stricto sensu e 904 de lato sensu).
COMENTÁRIOS