Postado em domingo, 20 de outubro de 2013 às 22:26

Sociólogo da Unicamp ministra palestra sobre trabalho e lutas sociais nesta segunda-feira

O sociólogo Ricardo Antunes estará em Alfenas em uma palestra realizada na Unifal.


Da Redação

O sociólogo Ricardo Antunes, do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp (Universidade de Campinas), estará, nesta segunda-feira, em Alfenas em uma palestra realizada na Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

Antunes participará da Conferência Humanística, promovida pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Unifal. Ele ministrará a conferência “A nova morfologia do trabalho e as lutas sociais hoje” a partir das 19h no auditório Dr. Leão de Faria, no campus central.

Autor de “Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil”, Antunes é um importante intelectual brasileiro e está à frente de um dos mais conceituados grupos de pesquisa sobre o trabalho no Brasil, no Departamento de Sociologia da Unicamp.

O sociólogo Ricardo Antunes estará em Alfenas nesta segunda-feira

O segundo volume da obra, lançado recentemente, faz parte da Coleção Mundo do Trabalho e reúne 24 artigos de pesquisadores e autores brasileiros e estrangeiros.

A obra apresenta um panorama amplo e multifacetado da nova morfologia do trabalho, analisando as diferentes terceirizações, as múltiplas precarizações e os vários modos de ser da informalidade que despontam no país, acentuados a partir dos anos 1990, quando se redesenhou a divisão internacional do trabalho.

“A origem do livro está num campo de pesquisa muito amplo, que envolve colaboradores nacionais e internacionais, e alunos de pós-graduação e graduandos que orientei em aproximadamente 60 teses. Há alguns anos tive a ideia de organizar o primeiro volume de Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. Era para ser um único volume, mas o impacto foi tão positivo, com várias reimpressões, que preparamos este segundo para as comemorações de 1º de maio e temos o terceiro praticamente pronto”, afirma.

Em agosto, Antunes, que é professor titular na Unicamp, foi homenageado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de comendador. A distinção é concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) a personalidades, que tenham se destacado no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a sociedade.

O objetivo, segundo a Unifal ao trazer o sociólogo, é promover um espaço de excelência para a reflexão crítica sobre importantes temas da sociabilidade humana, da ciência e da cultura. Mais informações no site da Unifal.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo