Postado em terça-feira, 16 de julho de 2013 às 08:23

“Estou metendo bronca, não dá nada mesmo”, diz menor sobre roubos

“Estou metendo bronca, não dá nada mesmo”. A frase é de um menor de 17 anos e teria dito a própria mãe ao justificar porque tem chegado tarde a sua casa e com bastante dinheiro.


Alessandro Emergente

“Estou metendo bronca, não dá nada mesmo”. A frase é de um menor de 17 anos e teria dito a própria mãe ao justificar porque tem chegado tarde a sua casa e sempre com bastante dinheiro.

O adolescente é suspeito de ter praticado dois roubos no sábado e foi reconhecido por uma das vítimas. Diante das características apresentadas por uma das pessoas que foi abordada por dois rapazes armados, os policiais militares apresentaram fotos de suspeitos.

O adolescente, já conhecido no meio policial por diversos crimes, foi reconhecido por uma das vítimas. Diante da confirmação, a PM (Polícia Militar) tentou localizar o menor e foi até a sua residência. Ele não estava, mas a mãe do adolescente disse aos policiais que o adolescente tem chegado a sua casa “fora de hora” e com “bastante dinheiro”.

Maioridade penal

A mãe do menor não sabe informar a origem do dinheiro, com que o adolescente sempre chega a casa. Porém, disse aos policiais que ao justificar a origem o menor disse a frase: “Estou metendo bronca, não dá nada mesmo”.

A declaração do adolescente a mãe seria em relação à legislação penal. A redução da maioridade penal tem sido alvo de discussões e diversos projetos de lei tramitam no Congresso Nacional, mas até o momento não saíram do papel.

Outros casos

Casos de crimes cometidos por menores têm sido alvo do noticiário com frequência. Em junho, um adolescente foi apreendido pela 11ª vez somente nos seis primeiros meses do ano. O motivo é sempre o mesmo: envolvimento com o tráfico de drogas. 

Os traficantes utilizam os menores na venda direta de entorpecentes aos usuários, aproveitando “brechas” na legislação, devido à maioridade penal a partir de 18 anos.

Foto: Alessandro Emergente/Arquivo 

No mês passado, um menor foi apreendido uma semana antes de
completar 18 anos e teve o histórico "zerado" após a maioridade

Outro caso também chamou a atenção no início do mês passado. Uma semana antes de completar 18 anos e atingir a maioridade penal, um menor foi apreendido vendendo drogas. Por isso, uma semana depois da sua apreensão ele teve o seu histórico de envolvimento com crimes “zerado”. 

Na época, o delegado Hudson Brandão mostrou aos jornalistas uma pilha de ocorrências de menores, apreendidos por envolvimento com o tráfico de drogas. O problema que se tornou comum acaba tendo desdobramentos após a maioridade. Segundo o delegado, normalmente esses menores envolvidos no tráfico de drogas continuam ativos no crime mesmo depois de completarem 18 anos.

Em maio, 89% de 186 leitores, que votaram numa enquete do portal Alfenas Hoje, manifestaram-se favoráveis a redução da maioridade penal. Somente 11% disseram-se contrários a mudança na legislação.

Os roubos no sábado

O menor, que disse a mãe ter certeza da impunidade, é suspeito de ter participado de dois roubos no início da tarde de sábado. O primeiro foi no bairro Vila Betânia, quando uma mulher foi abordada por dois indivíduos e teve a sua bolsa tomada à força.

Junto com a bolsa, os bandidos levaram documentos pessoais da vítima, um cartão de crédito e R$ 20 em dinheiro. Eles fugiram em uma “moto pequena” e escura, segundo a vítima que não soube precisar o modelo da motocicleta.

Imagem: Reprodução/Google

 

Um dos roubos registrados na tarde de sábado foi na Rua Afonso Arinos

 

Enquanto fazia o rastreamento para localizar os criminosos, a PM atendeu outra ocorrência. Desta vez, dois bandidos, em uma Honda Biz preta, abordaram uma outra mulher que caminhava no bairro Aparecida. Com uma arma de fogo, eles anunciaram o assalto, mas a vítima teve tempo de jogar a carteira e o aparelho celular no quintal de uma residência. Com isso, os ladrões não conseguiram levar os seus pertences.

Esta segunda vítima foi quem identificou o menor de 17 anos como um dos integrantes da dupla de assaltantes. As características apresentadas por ela são as mesmas informadas pela primeira vítima. No sábado, o menor não foi localizado.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo