Postado em quinta-feira, 25 de outubro de 2012 às 23:55

MGA adia realização da Parada Gay para repensar manifestação

O MGA anunciou o adiamento da Parada LGBT que estava previsto inicialmente para o final de outubro. Os organizadores disseram que estão repensando a forma de manifestação.


Alessandro Emergente

O MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região) anunciou o adiamento da 9ª edição da Parada LGBT (Lésbica, Gays, Bissexuais e Transexuais) que estava previsto inicialmente para o final de outubro. Os organizadores da Parada do Orgulho Gay disseram que estão repensando a forma de manifestação, que está marcada para 1º de dezembro.

De acordo com o presidente do MGA, Marcelo Pereira Dias, a intenção é afastar qualquer conotação festiva, o que vinha desvirtuando o objetivo da manifestação. “Após exaustiva reunião dos organizadores, chegamos à conclusão de que nossa instituição precisa repensar o modo de manifestação, tendo em vista que para muitos, a Parada é uma festa e nunca foi esse o propósito do MGA e muito menos de seus idealizadores”, diz um manifesto publicado pelo MGA em seu site.

Foto: Reprodução

Parada do Orgulho LGBT chega em sua nona edição, mas com mudanças na forma de manifestação

Segundo Dias, parte do próprio público LGBT tem questionado a organização sobre a programação da Semana da Diversidade (na qual está incluída a Parada LGBT), porém o interesse muitas vezes é pela programação festiva – como trio elétrico e atrações artísticas - e não temática. Isto provocou uma discussão sobre a manifestação, o que está sendo debatido.

“Queremos que as atrações sejam o próprio público LGBT, suas reivindicações, suas lutas, suas dores e suas homofobias enfrentadas no dia a dia”, diz a carta.

Histórico

A Parada do Orgulho LGBT de Alfenas começou em 2004 e tem sido realizada anualmente no mês de agosto. Mas em 2012, por ser ano de eleições municipais, o MGA decidiu realizá-la somente após o período eleitoral. A intenção foi afastar qualquer vinculação político-partidária à manifestação.

Nos últimos anos, a Parada do Orgulho LGBT vinha sendo questionada por algumas pessoas como sendo um evento e não uma manifestação. Para este ano, já foram definidas mudanças como a não remuneração de DJs, gogoboys ou drag queens, que só se apresentarão como voluntários. “Queremos fugir cada vez mais do rótulo de festa, buscando focar os olhares e atenção do público para o ato politico-reivindicatório”, diz o MGA.

Semana da Diversidade

Anualmente, a programação da Semana da Diversidade se encerra com a realização da Parada do Orgulho LGBT. No decorrer da semana são realizadas palestras, apresentações culturais e entrega do Troféu MGA Cidadania. Em anos anteriores, a Semana da Diversidade já foi contemplada com o Prêmio Cultural LGBT do Ministério da Cultura.

A nova data definida para a Semana da Diversidade coincidirá com a celebração do Dia Mundial de Luta contra a Aids. A organização está negociando a vinda do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que ainda não confirmou a sua presença como um dos palestrantes. Ele ainda depende de conciliar a sua agenda.

Jean ficou famoso por ter ganho uma das edições do Big Brother Brasil, na TV Globo, após assumir ser homossexual. O deputado se elegeu colocando-se na campanha como representante dos homossexuais.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo