Postado em quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Projeto social de GM envolve 2 mil crianças em 4 escolas

Da Reportagem

Um projeto de conscientização no combate à criminalidade tem mobilizado cerca de 2 mil crianças matriculadas em quatro escolas da cidade. O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo GM Flauzino, da Guarda Municipal, que trabalha ações preventivas e de conscientização nas salas de aula.

São alunos do 1º ao 5º ano que estão envolvidos no Projeto “Minha Escola” que envolve a conscientização das crianças contra as drogas e a violência. Iniciado em 2009 na Escola Estadual Prof. Levindo Lambert, a experiência foi estendida a outras três escolas da rede estadual: Professor Viana, Arlindo Silveira e Dirce Moura Leite.

O GM, que é compositor, aproveita a música para conscientizar as crianças. Uma de suas composições, feita especialmente para a proposta em sala de aula, é a canção “Minha Escola” que leva mensagens de paz.

Fotos: Alessandro Emergente

O projeto é desenvolvido pelo GM Flauzino (na foto) em quatro escolas de Alfenas

A professora Sueli de Souza foi a primeira a levar a experiência para a sala de aula em parceria com o GM. Em 2009, ela dava aula no Levindo Lambert e começou a aplicar o projeto com os alunos do 3º ano. O resultado agradou outros professores e o projeto ganhou força.

Hoje, como professora no Prof. Viana, Sueli explica que, através da música, é possível trabalhar aspectos interdisciplinares como oralidade, dicionário, história, geografia e valores. “Além da alegria, com a música é possível trabalhar valores como o respeito”, comenta.

O projeto trabalha outras canções sempre com mensagens positivas. Recentemente foi composta uma canção com o tema bullying que tem sido uma das preocupações dos educadores. Além disso, os temas são alvo de palestras.

As crianças da Escola Estadual Prof. Viana participaram de atividades recreativas na terça-feira 

A proposta é envolver pais, alunos e educadores. Sueli diz que ao iniciar o projeto em 2009 haviam problemas de disciplina em sala de aula o que conseguiu solucionar com as atividades em parceria com o GM Flauzino.

Um outro aspecto foi envolver os pais no projeto. A integração entre pais, educadores e alunos é uma das propostas e esta integração está estampada na camiseta de divulgação do projeto.

Esta semana, os alunos participam de um momento de recreação do projeto. São brincadeiras em cama elástica e outras atividades. Os brinquedos foram cedidos por Wilson Silveira, pai dos cantores Wilson Sideral e Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest. A reportagem presenciou as crianças cantando a música “Minha Escola”. A letra está assimilada pelas crianças que cantaram com naturalidade a canção símbolo do projeto. 


LEIA MAIS: 

GM realiza projeto de conscientização contra as drogas 

Compositor alfenense vence concurso de letra de música








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

8 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos