Postado em sexta-feira, 12 de outubro de 2018 às 09:15

Saiba o que é e como funciona a Imunoterapia contra o Câncer

A imunoterapia, também conhecida por terapia biológica, é um tipo de tratamento que fortalece o sistema imune...


 A imunoterapia, também conhecida por terapia biológica, é um tipo de tratamento que fortalece o sistema imune do próprio paciente fazendo com que o corpo possa ser capaz de combater vírus, bactérias e até mesmo o câncer e doenças autoimunes.

Desta forma, esta terapia estimula sistema imunológico para trabalhar mais e melhor, facilitando o combate das diversas doenças, ou pode fornecer componentes específicos que vão ajudar o sistema imunológico a combater a doença, como é o caso dos anticorpos monoclonais.

Além de ser aumentar muito as chances de cura do câncer, mesmo nos casos avançados de câncer, a imunoterapia também é bastante usada em forma de vacinas contra alergias respiratórias.

Como funciona a imunoterapia

Dependendo do tipo de doença e do seu grau de desenvolvimento a imunoterapia pode funcionar de formas diferentes, que incluem:

  • Estimular o sistema imune para que combata a doença com mais intensidade, sendo mais eficiente;
  • Fornecer as proteínas que tornam o sistema imune mais eficaz para cada tipo de doença;
  • Injeção de anticorpos monoclonais de pessoas doentes que estão conseguindo combater a doença. Saiba mais sobre esta forma de tratamento.

Como a imunoterapia apenas estimula o sistema imunológico, não é capaz de tratar rapidamente os sintomas da doença e, por isso, o médico pode associar outros medicamentos, como anti-inflamatórios, corticoides ou analgésicos, para diminuir o desconforto do paciente.

Quando a imunoterapia é indicada

A imunoterapia é um tratamento que é indicado quando:

  • A doença provoca sintoma graves que interferem nas atividades do dia-a-dia; 
  • A doença põe em risco a vida do paciente; 
  • Os restantes tratamentos disponíveis não são eficazes contra a doença.

Além disso, a imunoterapia também é indicada nos casos em que os tratamentos disponíveis provocam efeitos colaterais muito intensos ou graves, que podem colocar em risco a vida do paciente.

Onde pode ser feito o tratamento com imunoterapia

A imunoterapia é uma opção que pode ser sugerida pelo médico que está orientando o tratamento de cada tipo de doença e, por isso, sempre que necessária, é feita pelo médico especialista da área.

Assim, no caso do câncer, por exemplo, a imunoterapia pode ser feita nos institutos de oncologia, mas no caso de doenças da pele, ela já deve ser feita por um dermatologista e no caso de alergia respiratória o médico mais indicado é o alergologista.

 


Fonte:TuaSaúde