Postado em quarta-feira, 15 de agosto de 2018 às 09:09

Tribunal turco rejeita recurso de pastor dos EUA;corte superior ainda vai decidir,diz advogado

Pastor é julgado na Turquia por acusações de terrorismo. Seu caso está no centro de uma crise diplomática entre a Turquia e os Estados Unidos...



Andrew Craig Brunson, pastor evangélico da Carolina do Norte chega nesta quarta-feira (26) a sua casa em Izmir,
na Turquia (Foto: Emre Tazegul/AP Photo)

Um tribunal turco rejeitou o recurso de um pastor cristão norte-americano para ser liberado da prisão domiciliar e para que sua restrição de viagens fosse suspensa, mas uma corte superior ainda não decidiu sobre o pedido, disse seu advogado à Reuters nesta quarta-feira (15).

O pastor evangélico Andrew Brunson está sendo julgado na Turquia por acusações de terrorismo. Ele é acusado de terrorismo e de ajudar a rede do clérigo islâmico Fethullah Gulen, que mora nos EUA e que Ancara responsabiliza por organizar uma tentativa de golpe contra o presidente turco, Tayyip Erdogan, em julho de 2016.

Seu caso está no centro de uma crise diplomática entre a Turquia e os Estados Unidos que tem derrubado o valor da moeda turca, a lira.

Normalmente os tribunais demoram entre 3 e 7 dias para processar um recurso, mas uma decisão pode ser anunciada antes nesse caso, disse à Reuters o advogado de Brunson, Ismail Cem Halavurt.

"Uma decisão pode vir amanhã, ou até hoje à noite. Esses são recursos que demandam rápidas tomadas de decisão porque estão relacionados à liberdade de um indivíduo", disse.

Um recurso anterior apresentado por Halavurt em nome de Brunson foi rejeitado pelo tribunal.

Tensão diplomática

O caso está no centro de uma disputa entre Estados Unidos e Turquia, dois membros da Otan que têm se distanciado há anos devido a uma série de divergências sobre a Síria, sua percepção de ameaças de segurança e acordos de defesa.

Os EUA impuseram sanções contra dois ministros turcos, e Ancara respondeu com medidas similares. Na sequência, o presidente americano, Donald Trump, anunciou o aumento das tarifas de importação do aço e do alumínio turcos. Nesta terça, a Turquia retaliou com aumentou de tarifas de vários produtos dos EUA.

A lira perdeu mais de 25% de seu valor em um mês, o que aumenta ainda mais a pressão inflacionária na Turquia. Desde o início do ano, o valor da lira turca caiu 40% frente ao dólar e ao euro. Desde terça-feira, porém, a lira parece se estabilizar, após medidas do Banco Central e ao apelo de Erdogan de converter ouro e divisas estrangeiras.



Fonte:G1



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo