Postado em quarta-feira, 9 de maio de 2018 às 09:09

Dicas de com criar um bom currículo para o primeiro emprego

As oportunidades de trabalho se mostram cada vez mais difíceis de se encontrar, e quando elas aparecem é preciso estar preparado.

O primeiro emprego é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, e para que tudo saia de acordo com o esperado é preciso apresentar um currículo adequado.

Para muitas pessoas, ter um currículo apresentável na hora do primeiro emprego é um verdadeiro terror, já que essas pessoas não conseguem definir o que seria ideal para o primeiro currículo.

As oportunidades de trabalho se mostram cada vez mais difíceis de se encontrar, e quando elas aparecem é preciso estar preparado.

Nada melhor do que saber elaborar um currículo dentro dos padrões pedidos atualmente, e principalmente dentro do que a oferta pede.

É nessa hora que surge uma infinidade de dúvidas na cabeça das pessoas, principalmente se ela nunca trabalhou na vida. Afinal seria o primeiro emprego, então é preciso que tudo saia da melhor forma possível.

Para que um currículo seja bem elaborado, independente da situação que se apresenta, é preciso usar objetividade e que o mesmo seja escrito com poucas palavras.

Além disso, o currículo precisa seguir padrões atuais e principalmente seguir exatamente a forma como está sendo pedida no anúncio da vaga.

Como pode ser preenchido o currículo adequadamente, veja dicas:


1- Dados Pessoais- este é o começo do currículo, onde o profissional é apresentado, ou seja, deve constar o nome completo, a idade, estado civil, endereço com a cidade e região, todos os telefones disponíveis, e-mail. O CEP não é necessário;

2- Objetivo- aqui devem constar o interesse do profissional ao cargo, é preciso ser direto;

3- Resumo das Qualificações- é preciso colocar informações que sejam positivas para o profissional, chamar atenção de quem está lendo o currículo é fundamental para que o mesmo seja lido até o final;

4- Formação Acadêmica- devemos ser citados o último grau de escolaridade do profissional, onde devem constar o nome da instituição, o curso e o ano em que o mesmo terminou ou vai terminar;

5- Experiência Profissional- aqui devemos ser colocados as experiências profissionais que o profissional teve durante a vida profissional. Caso não tenha experiência profissional, deve colocar outras experiências em estágios e outros;

6- Cursos Complementares- são os chamados cursos extracurriculares, ou seja, os cursos que são feitos fora da grade curricular;
O que não deve ser colocado no Currículo para o Primeiro Emprego?
Existem muitas coisas que não devem ser colocadas no currículo, mas as pessoas ainda assim, insistem em colocar, vejamos algumas dicas:

- A foto só deve ser colocada no currículo em caso de o anúncio da vaga de emprego vir pedindo;

- Números de documentos não podem ser expostos em currículos;

- Títulos como "Currículo Vitae" ou até mesmo "Currículo";

- Pronomes pessoais não pegam bem;

- Informações negativas sobre o profissional é muito ruim;

- Nomes de familiares ou até mesmo do cônjuge;

- Referências pessoais;

- Os motivos os quais fizeram a pessoa sair do emprego anterior;

- Cartas de Referência.

Enfim, são essas as dicas do que pode ou não pode constar em um currículo para o primeiro emprego. Afinal essa é uma ocasião muito importante para todas as pessoas.







Fonte: segs