Postado em quinta-feira, 5 de abril de 2018 às 16:38

7 dicas para conseguir um emprego sem ter experiência

Ser voluntário, mostrar vontade de aprender e conhecer outros idiomas são algumas das maneiras de superar a falta de experiência.Todo mundo sabe que não é fácil procurar o primeiro emprego e fica ainda mais complicado quando as vagas pedem cursos...


 Todo mundo sabe que não é fácil procurar o primeiro emprego e fica ainda mais complicado quando as vagas pedem cursos, mais de um idioma, e uma experiência profissional que quem está começando não tem.

Ou seja: fica cada vez mais complicado conseguir aquela tão sonhada vaga.

Mas isso não significa que é impossível conseguir um emprego se você não tem experiência. Não existe nenhuma fórmula mágica, mas há algumas formas de impressionar os recrutadores e mostrar todo seu potencial, se você seguir alguns procedimentos básicos.

7 DICAS PARA IMPRESSIONAR UM RECRUTADOR MESMO SEM EXPERIÊNCIA NO CURRÍCULO
 

Na hora da entrevista, o recrutador vai exigir que você mostre suas habilidades, mas se você nunca trabalhou, dificilmente conseguirá cumprir todos os requisitos. É aí que entram suas habilidades pessoais e você pode mostrar que mesmo sem experiência, está apto a exercer as atividades do cargo pretendido.

1- Estude suas forças e fraquezas

Antes de partir para a entrevista, faça um exercício de autoconhecimento emocional . E esta é uma das perguntas que muitas vezes são feitas em uma s e l e ç ã o profissional.

Seja convicto na resposta, ressalte seu pontos positivos e apresente um plano de como pretende aperfeiçoar alguns pontos. Mas evite ressaltar esse lado, foque em suas forças.

2- Seja voluntário

Sim, pode não parecer óbvio, mas muitas empresas dão um ponto positivo na hora da contratação para quem faz algum tipo de trabalho voluntário .

Além de mostra solidariedade e engajamento, você se desenvolve como pessoa e pode aprender novas habilidades que vão completar o seu currículo. Procure uma instituição que seja de seu interesse e reconhecida pela sociedade.

3- Mostre que começar de baixo não é um problema, é uma oportunidade

Se você está procurando o seu primeiro emprego, provavelmente vai começar como estagiário, então, não se preocupe em começar de baixo, porque ninguém começou como gerente, diretor, ou presidente da empresa.

Empenhe-se ao máximo para mostrar para o entrevistador o seu potencial e que você considera aquela uma excelente oportunidade de começar sua carreira profissional, prender muito e adquirir experiência.

4- Estude sempre

Invista na sua educação. Uma boa forma de conseguir o primeiro emprego é ter uma boa bagagem de cursos, de preferência que se relacionem com a área da vaga a que está se candidatando.

Existem diversos cursos gratuitos na internet e você só precisa de tempo e dedicação para investir na sua carreira. Todo conhecimento é válido e servirá de aprendizado para sua vida, seja pessoal, ou profissional.

5- Aprenda um novo idioma

Aprender um novo idioma também é muito importante. Hoje o inglês é essencial para a maioria das vagas, e pode ser um fator decisivo na hora da contratação, principalmente se você estiver concorrendo para uma vaga de uma empresa multinacional.

Se você já falar inglês fluente , procure investir em outros idiomas, como Italiano, espanhol, alemão, japonês e mandarim, por exemplo.

O importante é procurar um idioma que você tenha curiosidade, e que se identifique também, para facilitar o processo de aprendizado.

6- Faça Networking

Construir uma rede de contatos é fundamental. É a partir daí que pode surgir aquela indicação para uma vaga na empresa em que seu amigo trabalha.

Mas tenha em mente que o networking não é algo que acontece da noite para o dia, exige um trabalho diário, dedicação e tempo. Frequentar eventos da sua área de trabalho e usar o LinkedIn são duas formas excelentes de fazer Networking.

7- Invista no seu currículo


Conhece aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? O currículo é a primeira impressão que o entrevistador vai ter de você, e as informações devem ser claras e bem organizadas.

Caso você não tenha muita experiência, destaque trabalhos voluntários, habilidades e tome muito cuidado com erros de português.

Depois de conquistar essa vaga, trate de fazer um planejamento de carreira para alcançar o sucesso profissional , evoluindo sempre e se capacitando sem continuamente.


Fonte:Segs