Alfenas Hoje - Cidades abrem processo de tombamento da Ponte das Amoras como patrimônio histórico no Sul de MG
Postado em quarta-feira, 4 de abril de 2018 às 14:02

Cidades abrem processo de tombamento da Ponte das Amoras como patrimônio histórico no Sul de MG

 Uma parceria entre as cidades de Alfenas e Campos Gerais pode tombar a Ponte das Amoras como patrimônio histórico. Caso seja aprovado, o tombamento pode trazer recursos para a ponte, considerada importante forma de ligação entre os municípios próximos ao Lago de Furnas.

A verba seria repassada pelo ICMS Patrimônio Cultural e utilizada para manutenção da ponte. A Ponte das Amoras é a maior sobre o Lago de Furnas. Tem 989 metros de extensão e começou a ser construída no final da década de 50, junto com a hidrelétrica de Furnas.

A primeira etapa foi a formalização do pedido de tombamento no conselho de patrimônio de Alfenas, que foi aceito pela prefeitura de Campos Gerais. Para isso foram feitas pesquisas oficiais no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), e o Memorial JK, em Brasília (DF), para localizar a documentação oficial.

As prefeituras devem realizar audiências públicas em busca de documentos que os moradores tenham em casa, o que pode ajudar na pesquisa, além de relatos da população. A ideia é transcrever é produzir um dossiê, usado como referência no livro de tombo.

Segundo o setor de cultura de Alfenas, é preciso consultar o Governo Federal, além de Furnas, sobre o tombamento. “Os dois órgãos serão consultados e darão o aceite ou não. É uma rodovia federal, mas nós vamos comprovar aqui a importância local para os dois municípios. E a partir do dossiê, se nós comprovarmos a importância, pra nós está colocada. Além da econômica, tem a importância histórica”, explica o superintendente de cultura Guilherme Abrãao.

Além de garantir a manutenção, o tombamento, segundo o setor, favoreceria o turismo local. “É uma ferramenta que teremos para impulsionar o turismo náutico mas também o histórico. É uma grande obra, uma das maiores pontes do país. É um marco pra história da região”.



Fonte:G1 SUL DE MINAS








   
   
COMENTÁRIOS

0 Comentários


Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Comentar essa Notícia
 
 
 
 
   
   
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos