Postado em terça-feira, 23 de janeiro de 2018 às 14:07

3 tipos de pessoas que têm chances imensas de ter urticária

Coceiras intensas, vermelhidão, inchaço e vergões na superfície da pele são os principais sintomas de urticária, uma reação alérgica que provoca grande desconforto...


 Coceiras intensas, vermelhidão, inchaço e vergões na superfície da pele são os principais sintomas de urticária, uma reação alérgica que provoca grande desconforto e pode aparecer por diferentes motivos, incluindo o estresse.

Também conhecida como prurido, a urticária pode estar relacionada a fatores emocionais porque, como explica a dermatologista Dra. Regina Schechtman, o sistema nervoso central e a pele têm a mesma origem embrionária. A medicina ainda não sabe exatamente como, mas entende que é bastante comum a relação do cérebro com a pele, explica.

Quem tem mais chances de ter urticária



Segundo a dermatologista Dra. Andrea Taira, da Clínica Liliane Oppermann, as mulheres são mais suscetíveis às doenças de pele e, em média, 40% dos pacientes que procuram o dermatologista têm algum problema emocional, como o estresse por exemplo.

Mas três tipos de pessoas têm ainda maior probabilidade de sofrer com urticária: quem já enfrentou o problema no passado, quem tem histórico familiar da condição e quem tem outras reações alérgicas, como a pelos de animais, pólen, picadas de inseto e determinados alimentos, especialmente frutos do mar, amendoim, ovos e peixe.

Urticária: como tratar a reação alérgica



Apesar de causar grande incômodo, a urticária normalmente é inofensiva e chega a desaparecer sozinha. Quando necessário, o tratamento pode variar de acordo com o caso e tende a ser eficiente.

De modo geral, um simples exame físico já garante o diagnóstico do problema. O especialista ainda poderá pedir exames de pele e de sangue e, em último caso, uma biópsia para confirmar a urticária.



Se for considerada leve, a urticária nem precisa de tratamento e pode desaparecer sozinha. Mas alguns quadros mais avançados podem exigir uso de medicamentos específicos para o problema, como anti-histamínicos e corticosteroides, por exemplo.

O paciente também pode tratar a urticária de menor gravidade de forma simples, como fazendo compressas com água fria sobre os vergões, banho morno ou frio para aliviar a coceira e usar peças de roupas leves, confortáveis e de tecidos naturais.



Fonte: VIX SAÚDE



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo