Postado em sábado, 13 de janeiro de 2018 às 09:48

Há um cuidado para você adotar HOJE e evitar ter Alzheimer no futuro

 Doença silenciosa, ou seja, que raramente apresenta sintomas claros, a hipertensão arterial é uma condição bastante grave que, se não tratada, pode levar a problemas no coração, infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até mesmo ao desenvolvimento de Alzheimer.

Pressão alta pode causar Alzheimer

 

Nem todo mundo sabe, mas quando prolongado, um quadro de hipertensão arterial pode causar lesões no cérebro e resultar em perda de funções intelectuais. O processo é progressivo, dificilmente percebido e irreversível.


A pressão alta que não é acompanhada por médicos ou tratada pode causar em artérias cerebrais uma doença aterosclerótica que, por sua vez, leva a possíveis quadros de demência e Alzheimer.

Hipertensão: como identificar e tratar

Apesar de não apresentar sinais óbvios, é possível desconfiar de um quadro de hipertensão se você experimentar sintomas como: dores de cabeça e/ou na nuca, enjoo, sonolência e palpitações cardíacas, por exemplo. Nestes casos é importante seguir para o pronto-socorro o mais rápido possível.

Além de realizar exames clínicos e medição regular da pressão arterial, cuidar da alimentação é um dos cuidados mais eficientes para evitar o quadro de pressão alta e, consequentemente, prevenir o Alzheimer. Tome cuidado com sua alimentação no dia a dia. Evite o consumo de comidas gordurosas, fritas e ricas em sódio e aposte em opções como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.









Fonte: Vix Saúde