Postado em sábado, 6 de janeiro de 2018 às 09:20

Não gosta? Na melhor temporada, Firmino bate números até de Jesus na Inglaterra

Ainda criticado por parte do público brasileiro, e dúvida na Copa, atacante conquista Klopp e torcida do Liverpool: entenda os motivos...


 Na seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo, Gabriel Jesus, desde que esteja recuperado da lesão no joelho esquerdo e saudável, é uma certeza. É o dono da camisa 9. O principal candidato a ser seu reserva é Roberto Firmino, mas ele ainda precisa enfrentar concorrências e a desconfiança de um público que pouco acompanha seu futebol.

Porque quem está perto tem se encantado cada vez mais na temporada 2017/18 do futebol inglês. Adorado por seu técnico Jürgen Klopp e pela torcida do Liverpool, Firmino tem números melhores do que os de Jesus: mais jogos, gols e assistências. É esse cartão de visitas que ele deseja apresentar a Tite para carimbar de vez sua vaga no Mundial da Rússia.

Eu sempre aprecio o esforço e as atuações do Roberto. Estou feliz que ele marcou duas vezes, mas não poderia dizer quantos gols ele fez até agora na temporada porque tenho a sensação de que ele está sempre envolvido em situações perigosas de gol. No primeiro tempo ele foi lateral-direito, esquerdo, estava por todos os lados. E no fim das contas ainda fez dois gols – derreteu-se Klopp após a vitória do Liverpool por 5x0 sobre o Swansea, no dia 26 de dezembro.

Nesta sexta-feira, o alemão poderá escalar o brasileiro no clássico diante do Everton, pela Copa da Inglaterra. O GloboEsporte.com acompanhará o duelo em Tempo Real, a partir das 17h55.

No Campeonato Inglês, Firmino participou de 21 das 22 partidas do Liverpool, quarto colocado. Foram 18 como titular. Ele tem nove gols e quatro assistências. Na Liga dos Campeões são outros sete gols. No total, somando outros torneios e amistosos de pré-temporada, o atacante marcou 18 desde julho, e deu 10 passes decisivos.

Seus números em competições oficiais pelo Liverpool também mostram evolução:

2015/16

  • 49 jogos
  • 3.327 minutos
  • 11 gols
  • 9 assistências
  • Participação decisiva em 1 gol a cada 166 minutos

2016/17

  • 41 jogos
  • 3.464 minutos
  • 12 gols
  • 8 assistências
  • Participação decisiva em 1 gol a cada 173 minutos

2017/18 (em andamento)

  • 29 jogos
  • 2.186 minutos
  • 16 gols
  • 8 assistências

Participação decisiva em 1 gol a cada 91 minutos
Ao lado de Philippe Coutinho, que negocia sua ida para o Barcelona, do egípcio Salah e do senegalês Mané, o brasileiro forma o segundo melhor ataque da liga nacional: são 50 gols em 22 partidas, abaixo só dos 64 marcados pela sensação Manchester City, justamente o time de Jesus.

O titular da Seleção se lesionou no último fim de semana, quando foi escalado como titular por Pep Guardiola diante do Crystal Palace, mas desde que o argentino Sergio Agüero se recuperou de problemas médicos, o rodízio entre eles tem sido regra. Nas últimas 18 partidas que participou, Gabriel Jesus começou 10, e entrou com ela em andamento em outras oito.


Apesar de características físicas e técnicas diferentes, Firmino e Jesus desempenham funções semelhantes em suas equipes. São os elementos centrais, os centroavantes, mas longe de serem aqueles grandalhões que ficam de costas, com zagueiros em sua cola, fazendo parede para os companheiros. Jesus até usa mais esse artifício, inclusive longe da área, nos rapidíssimos contra-ataques do City, que, com David Silva, De Bruyne, Sané e Sterling, voa da defesa para frente.

Firmino participa mais ativamente do sistema de marcação, desarma na defesa e ataque e raramente está de costas para a área. Ele colabora na articulação e aparece com frequência para finalizar da entrada da área. Nesse fundamento, inclusive, ele mostra mais desenvoltura do que seu companheiro de Seleção, rival na Inglaterra.


Neste lance, contra o Spartak, pela Liga dos Campeões, observe como Firmino faz um movimento inteligente para deixar os marcadores em dúvida. A sua corrida abre espaço para Salah infiltrar na área e ficar em condição de mano a mano.

Salah, então, aciona Firmino, agora em liberdade, no lado direito da área. Ele não é fominha e vê a chegada de Philippe Coutinho, totalmente sozinho, para marcar. Joga para o time - e todos saem ganhando.

 

Outro exemplo na Champions: o primeiro gol de Philippe Coutinho nos 7 a 0 sobre o Maribor. Firmino, o centroavante do Liverpool, inicia a jogada com um lançamento do círculo-central para Salah. O egípcio toca na ultrapassagem para Milner, que cruza para o camisa 10 chegar batendo de primeira na entrada da área. Mais uma vez, uma ação diferente da qual estamos acostumados a ver de um atacante.

Pulamos para o gol de Salah, o terceiro do jogo. Can (23) dá o primeiro bote, e Firmino aparece para recuperar a bola já na intermediária ofensiva. O seu combate defensivo tem sido fundamental e rotineiro para o Liverpool.

Na sequência, Firmino carrega até tocar no espaço para Salah, entre os dois zagueiros. O egípcio fica cara a cara e não perdoa. Outra participação importante do brasileiro na construção das jogadas.

Chances criadas entre atacantes no Campeonato Inglês 2017/18:

  1. Sánchez (Arsenal): 51
  2. Shaqiri (Stoke): 46
  3. Townsend (Crystal Palace): 41
  4. Hazard (Chelsea): 37
  5. Willian (Chelsea): 36
  6. Salah (Liverpool): 35
  7. Firmino (Liverpool): 33 (1º centroavante)

Desarmes entre atacantes no Campeonato Inglês 2017/18:

  1. Richarlison (Watford): 43
  2. Jordan Ayew (Swansea): 41
  3. Mame Diouf (Stoke): 39
  4. Townsend (Crystal Palace): 35
  5. Firmino (Liverpool): 32 (1º centroavante)
  6. Choupo-Moting (Stoke): 32
  7. Klopp o define como um jogador "irritante". Para os outros, é claro.


– Roberto marcou duas vezes (contra o Brighton, no início de dezembro), mas o que ele fez além desses gols é o que me deixa mais empolgado, para ser honesto. Em todos os contra-ataques ele ganhou a bola, está aqui e ali, é um pouco irritante (risos), e isso é importante para nós.

Pelas previsões médicas, Gabriel Jesus estará apto a disputar os amistosos da seleção brasileira em março, nos dias 23 e 27, contra Rússia e Alemanha, respectivamente. Porém, provavelmente com o ritmo de jogo prejudicado, já que só deve voltar a atuar no início de março. Até lá, Firmino poderá ampliar suas estatísticas e, quem sabe, receber de Tite a chance derradeira de jogar e garantir vaga na Copa do Mundo. A convocação para o torneio na Rússia será no início de maio.






Fonte: Globo Seleção Brasileira



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo