Alfenas Hoje - Entidades públicas viram alvos de furtos e pichações com ameaças
Postado em sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 às 15:03

Entidades públicas viram alvos de furtos e pichações com ameaças

Alessandro Emergente

Os prédios, usados por entidades públicas e ONGs de Alfenas, viraram alvos de arrombamentos e furtos no mês de dezembro. Em alguns casos, as invasões vêm seguidas de pichações com ameaças como ao prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) em um arrombamento ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) durante o Natal.

Além do Creas, as sedes do Conselho Tutelar (CT), Consepa (Conselho Municipal de Segurança Pública) e Emei Professora Maria Conceição de Carvalho (Dona Zica) também foram arrombadas e furtadas.

O Creas, um dos alvos mais recentes, fica na rua Tiradentes, na Casa dos Conselhos. O arrombamento do local foi percebido na manhã de terça-feira, logo após Natal. Nas paredes, os ladrões deixaram mensagens com ameaças, dizendo que o próximo local a ser alvo dos bandidos seria a casa do prefeito.

A ameaça a Luizinho foi uma das pichações deixadas em um dos cômodos da sede do Creas. Em outra pichação, os ladrões ameaçam retornar: “Hj é nóis, amanhã é nóis di novo (SIC), diz a mensagem com erros ortográficos.

Nesta sexta-feira, a Polícia Civil divulgou ter recuperado alguns objetos furtados. Entre eles, uma impressora do Conselho Tutelar e um aparelho de televisão de um estabelecimento comercial do centro (Fotos: Polícia Civil)


Do local, os criminosos chegaram a levar um veículo pertencente à Prefeitura de Alfenas. O automóvel foi encontrado abandonado na rua Chaves de Melo pela Polícia Militar e gerou suspeita, uma vez que estava estacionado na contramão com a chave na ignição. No momento que foi encontrado ainda não havia registro de furto.

O carro foi entregue ao responsável do setor de transporte da Prefeitura de Alfenas. Depois disso, funcionários do Creas, ao chegarem ao local de trabalho, perceberam as portas dos fundos arrombadas e a ausência do carro, que tinha sido guardado na garagem.

Alguns objetos, que estavam dentro do automóvel, foram recuperados. O veículo furtado teve as rodas pintadas de vermelho e o porta malas foi amassado. O local não possui alarmes e nem câmeras de monitoramento.

Consepa

O Consepa, que fica no mesmo endereço, na Casa dos Conselhos, também foi alvo de arrombamento uma semana antes. O local também foi pichado com mensagens de ameaças à direção do órgão que atua na área de segurança pública. As pichações foram assinadas com a sigla de uma suposta facção criminosa ligada ao tráfico de drogas na cidade.

No Consepa, porém, o prejuízo foi bem maior. Os equipamentos levados pelos ladrões foram avaliados em cerca de R$ 20 mil, considerando oito computadores e um kit multimídia na caixa.

Conselho Tutelar

Outro alvo dos bandidos foi o Conselho Tutelar no início do mês. Na ocasião, foram furtados dois computadores, duas impressoras, um botijão de gás e uma bicicleta que pertencia a um funcionário. Apenas uma impressora foi recuperada.

Paulo Silvério, presidente do CT, após o furto na sede do Conselho Tutelar (Foto: Reprodução/YouTube Juquiel dos Santos)


Em seis meses no local, que fica na avenida São José, a sede do Conselho Tutelar já foi arrombada duas vezes. Nos computadores levados pelos ladrões haviam arquivos importantes, segundo a direção do CT, de registros envolvendo menores e até casos de pedofilia.

Dona Zinica

Outro local furtado nos últimos dias foi o Emei Dona Zinica, no Jardim São Carlos. Segundo a direção, o vigia, escalado para vigiar a Escola, não estava no local no horário de trabalho. Houve tentativa de contactá-lo após ser descoberto o arrombamento, na manhã de terça-feira, mas ele não atendeu as ligações.

O furto foi descoberto depois que um usuário do local chegou, na manhã de terça-feira, para usar a quadra e percebeu o arrombamento e parte dos alimentos da cantina do lado de fora. Foram levados dois computadores, impressora, um aparelho de TV de 52 polegadas, um notebook, um micro system, microfones, além de vários outros objetos.

O sistema de alarme do Cemei foi danificado. Após a viatura policial ir ao local foi encontrado alguns objetos atrás do prédio, como botijão de gás e uma tela de computador.








   
   
COMENTÁRIOS

1 Comentários


Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Comentar essa Notícia
 
 
 
 
   
   
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos