Postado em domingo, 22 de outubro de 2017 às 20:08

Unifal vence desafio de pesquisa aplicada

Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) venceu a competição lançada pelo Brazilian Knowledge Discovery in Databases. A proposta visava encontrar uma solução, extraída da base de dados disponibilizada, para auxiliar astrônomos a identificar se imagens noturnas se tratavam de meteoros ou outros objetos.

O professor Humberto Brandão, do curso de Ciência da Computação, junto ao aluno de Iniciação Científica, Hugo Pinto, decidiram participar da competição. “Mesmo não tendo conhecimento algum sobre astronomia, decidimos aceitar o desafio”, conta o professor.

Profissionais de diversas áreas, tais como estatísticos, cientistas de dados, matemáticos, engenheiros, profissionais da Ciência da Computação, além de profissionais do mercado, pesquisadores, e também estudantes de graduação e pós-graduação participaram dessa competição, que envolveu 43 pessoas em 28 times.

Foram 28 equipes participando da competição (Foto: Divulgação)


“Estamos muito contentes com o resultado da competição", destaca o professor. "O nível dos concorrentes foi alto, o que obviamente dificultou o desafio; ao mesmo tempo, isso aumenta nosso orgulho por termos obtido o primeiro lugar”, comentou Brandão. A equipe disputou a final com a Petrobras e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

0 Comentários

Comentar essa Notícia
 
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos