Postado em sábado, 18 de março de 2017 às 21:09

Secretário adjunto de Cultura de MG tem programação intensa em Alfenas

Alessandro Emergente

O secretário adjunto de Cultura de Minas Gerais, João Batista Miguel, visitou Alfenas na sexta-feira, quando cumpriu uma agenda intensa com apresentações culturais. O representante do Governo de Minas veio a região a convite da Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas (Acilago).

A proposta da entidade foi para que João Miguel conhecesse, de perto, o potencial artístico e cultural da região do Lago de Furnas. Durante três dias, ele visitou, além de Alfenas, outros municípios que integram a Acilago. As visitas que vão até esse sábado também inclui Fama, Areado, Divisa Nova, Pontalete e Paraguaçu.

João Miguel começou a visita a Alfenas almoçando com o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) no Restaurante Popular, local que passou a contar com atrações musicais. Em seguida, fez um passeio pela Feira de Artesanato da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Alfenas, na Praça Getúlio Vargas.

No início da tarde, o secretário adjunto de Cultura reuniu-se com representantes da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e, na sequência, participou de uma apresentação do Coral Madrigal Renascentista em homenagem a ele. Ainda na Unifal, João Miguel visitou o Museu da Memória e Patrimônio da Unifal e o Museu de História Natural.

Após a apresentação da peça infantil, João Miguel conversou com os atores Thalles Emergente, Gustavo Gouveia e Maria Clara Morais (Foto: Alessandro Emergente)


O representante da Secretaria de Cultura de Minas Gerais participou também de apresentações de dança e taekwondo pelo Programa Cidade Escola, no Bairro Vista Grande. Em seguida foi ao Teatro Municipal, onde foi apresentada a peça infantil “Brincando no Escuro”, formada por alunos da Oficina de Teatro Evoé, pelo Programa Cidade Escola. O espetáculo é dirigido por Anselmo Cesário.

A programação cultural continuou com uma performance do ator Rodrigo Mikelino e um coffe break, na Praça da Estação. No início da noite, João Miguel participou de um encontro das Companhias de Reis do Município na Igreja Santos Reis e com o Padre Francisco.

A Acilago, que fez o convite ao secretário adjunto de Cultura, é composta por Alfenas, Areado, Campos Gerais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Monsenhor Paulo e Paraguaçu.

Estreitando relações


O superintendente de Cultura de Alfenas, Guilherme Abraão, avaliou como extremamente positiva a visita do secretário adjunto de Cultura de Minas Gerais, abrindo caminho para “alguns esforços”. Um deles é o intuito de criação de um curso para gestores na área cultural, o que poderia ser oferecido em parceria com a Unifal.

A avaliação do Governo de Minas é que mesmo com os esforços do governo estadual para descentralizar recursos na área cultural, o maior montante acaba sendo destinado a região metropolitana. Esses valores são destinados a partir de editais e a qualificação dos gestores para formular projetos na área cultural é determinante para que o projeto seja contemplado.

Guilherme Abraão esteve, na quinta-feira, em Belo Horizonte articulando recursos para o município. Ele fez contatos com deputados da base do governo e com representantes do governo estadual, onde apresentou demandas. Entre os parlamentares visitados estão Rogério Correia e Cristiano Silveira.

Segundo o superintendente de Cultura de Alfenas, a visita a BH faz parte de um esforço para estreitar as relações institucionais com o governo do Estado. Entre as demandas levadas está o pedido para doação de livros pelo Estado para duas bibliotecas comunitárias em Alfenas. As duas já estão em funcionamento (na Vila Promessa e na Casa Aquarela/Santa Luzia), mas a intenção é melhorar o acervo em formação.








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

0 Comentários

Comentar essa Notícia
 
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos