Postado em terça-feira, 14 de março de 2017 às 14:03

Sul de Minas é região com maior índice de caxumba em Minas Gerais

Mais da metade dos casos registrados no estado estão na região. Só em Pouso Alegre, já são 100 novos casos em janeiro e fevereiro.


 O Sul de Minas é a região com o maior índice de caxumba em Minas Gerais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 419 casos da doença este ano no estado, sendo que 232 foram notificados somente na região. A caxumba é uma doença transmitida por vírus e se não houver nenhum cuidado, ela se alastra rapidamente.

Só em Pouso Alegre (MG), segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados dois surtos neste ano. Em todo o ano de 2016, foram registrados 165 casos e agora, nos dois primeiros meses do ano, já são 100 novos casos. Na cidade, uma escola e um supermercado foram alvos do surto.

Em Varginha (MG), foram 163 casos em 2016 e nove nos dois primeiros meses do ano. Em Poços de Caldas (MG), em 2016 foram 252 casos de pacientes com caxumba e agora, já são mais 60 novos casos.

 "Pelo manual do Ministério da Saúde, o tempo de transmissão depois do início dos sintomas é de até nove dias e nós vimos que o afastamento médico não passa de sete dias, então nesse período de transmissão, a pessoa já tem a melhora, mas ainda está transmitindo", disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Guerra.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, muitas ações estão sendo feitas no município para controlar a doença. No entanto, é preciso que quem esteja com o vírus, colabore.

"Não compartilhe copos, garafas de água, bolo de pote, um dos surtos em uma escola foi o bolo de pote compartilhado entre os adolescentes", disse a coordenadora.

G1 Sul de MInas


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo