Postado em quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
às 19:07
Luizinho define os últimos nomes para compor secretariado
O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho) articula os últimos nomes para fechar sua equipe de secretários.
Alessandro Emergente
O prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) deve fechar a sua equipe de governo nos próximos dias, o que poderá ocorrer já nesta quinta-feira. Vários nomes já estão definidos há algumas semanas, mas não foram anunciados. Apenas três foram confirmados oficialmente.
Na tarde desta quinta-feira uma reunião poderá definir as últimas pastas, que ainda dependem de escolhas. No final de novembro, Luizinho anunciou três secretários: Valéria Albino (Educação), Rosilene Junqueira (Fazenda) e Antônio Anchieta de Brito/Cheta (Desenvolvimento Urbano/Obras).
Inicialmente, o futuro prefeito disse a interlocutores que pretendia anunciar nomes a “conta gotas”, ou seja fatiar os anúncios. Porém, depois do anúncio dos três primeiros membros da equipe do primeiro escalão, não houve mais confirmações públicas sobre o restante do secretariado.
Apesar de não confirmar oficialmente, vários nomes já estão acertados enquanto outros são cogitados – o que pode ser definido nas próximas horas. Duas pastas que ainda eram dúvidas foram definidas nas últimas semanas e com nomes da base petista, segundo fontes ligadas ao futuro governo. São eles: Jucemar José Ribeiro dos Santos (Pitú), que comandará a Secretaria de Ação Social, e Dionízio José da Silva, para o comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Pitú, como é conhecido, é diretor da Rádio Pinheirinho e nome de extrema confiança de Luizinho. Dionízio também tem perfil político ideológico de esquerda. A escolha desses nomes agrada a base partidária e dá um perfil popular ao governo. Pela primeira vez, o secretariado terá representantes de dois grandes bairros carentes da cidade, localizados nas extremidades. Pitú é morador do bairro Pinheirinhos e Dionízio reside no Jardim Primavera.
O grupo petista ainda deverá ter Tanilda Araújo na Procuradoria-Geral do Município. Na gestão anterior do PT, ela chegou a comandar a Secretaria de Fazenda e, antes, a de Administração. O vereador Hemerson Lourenço de Assis (Sonzinho/PT) deverá comandar a Secretaria de Governo.
O vereador Vagner Morais (Guinho/PT) também é um dos nomes cotados para assumir uma das cadeiras de secretário. Seu nome é cogitado, nos bastidores, para comandar a Secretaria de Meio Ambiente, sendo que inicialmente foi cogitado o nome de Kátia Rodriguez como secretária-executiva. No entanto, haveria ainda divergências em relação a esse acerto. Nas redes sociais, Kátia postou mensagens críticas a Guinho a quem acusa de tentar prejudicá-la com “mentiras”.
PMDB
A reportagem do Alfenas Hoje apurou que entre os nomes certos para compor a equipe está o de Rodolfo Chaib, que comandará a Secretaria de Administração. Chaib foi secretário de Planejamento no último ano de governo na primeira gestão de Luizinho.
O peemedebista assumiu a Pasta após a saída de Salomar Carvalho. Filiado ao PMDB, Chaib integrou o grupo peemedebista que não acompanhou a decisão da direção do partido em apoiar o candidato a prefeito Marcos Eduardo Andrade (Dr. Marcos/PSB).
Outro peemedebista cotado para assumir uma Secretaria é Daniel de Carvalho, que pode comandar a de Planejamento. Pai do advogado Marcos Antônio Gomes Carvalho (Marquinhos do SUS), que liderou a decisão do diretório do PMDB em não apoiar Luizinho, Daniel de Carvalho é figura próxima do futuro prefeito e foi secretário de Administração durante o governo petista.
O ex-prefeito José Batista Neto é cotado para assumir a Controladoria-Geral do Município. Ele também integra o grupo peemedebista e teve seu nome cogitado para ser candidato a vice-prefeito caso fosse firmado a composição PT-PMDB, o que não ocorreu.
Outros nomes
Outros nomes cotados e que, segundo fontes ouvidas pela reportagem, estariam acertadas é em relação as Secretarias de Saúde, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a Secretaria de Defesa Social.
Essa última deve permanecer sob o comando de Leonardo Vilela. Ele esteve à frente da Pasta durante os oito anos de gestão do PT e saiu com a mudança de governo. Porém, em 2015, durante o atual mandato comandado por Maurílio Peloso (PDT), Vilela retornou ao comando da Secretaria.
A posse de Vilela atraiu comandantes da PM e da Polícia Civil, o que demonstrou prestígio político. Também tem boa relação com autoridades da segurança pública na capital mineira e especializou-se nessa área com cursos de pós-graduação. Ele é filiado ao PDT.
Na Secretaria de Saúde o nome cogitado e que deverá ser confirmado é o de Deivinha Cabral. Ela é esposa do vereador eleito Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PP) e irmã de Aécio Lourenço de Assis, diretor administrativo do Hospital Santa Casa (HSC).
Deivinha também é irmã de Sonzinho, que também deverá integrar o secretariado. O grupo é considerado, nos bastidores, com força política e com penetração na área da saúde. Em 2012, elegeram Sonzinho e, em 2016, Fábio da Oncologia.
O presidente do PSB, Fábio Sôssur (Fô), deverá assumir a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O PSB elegeu dois representantes na Câmara Municipal, que deverão compor a base de apoio ao governo: Domingos dos Reis Monteiro (Dominguinhos) e Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata).
Sôssur foi o principal articulador político na formação da chapa de candidatos a vereador do PSB, atraindo filiações nos últimos seis anos. “Dr. Marcos”, candidato a prefeito pelo partido, filiou-se quando o grupo já estava formado. Grande parte desse grupo já mantinha boas relações políticas com Luizinho.
A reportagem não confirmou os nomes cotados para a Secretaria de Habitação e nem de Desenvolvimento Econômico. A posse do futuro prefeito está marcada para o próximo domingo (1˚), às 20h, no Alfenas Tênis Clube.
COMENTÁRIOS