Postado em quinta-feira, 26 de maio de 2016 às 10:50
Atualizada em sábado, 28 de maio de 2016 às 15:59

Após ONG ir ao MP, prefeitura anuncia campanha de castrações de animais

O anúncio foi feito essa semana em uma reunião na Câmara Municipal.


Da Redação

A prefeitura de Alfenas firmou uma parceria com a “Veterinários na Estrada” para realizar castrações de cães e gatos de Alfenas. O anúncio foi feito essa semana em uma reunião na Câmara Municipal que contou com a participação de representantes de organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na defesa dos animais.

Diferente do que foi divulgado pela assessoria da Câmara, a “Veterinários na Estrada” não é uma ONG. De acordo com a estudante de agronomia da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano), Heliodora Jordão da Silveira Zaponi, trata-se de uma empresa que firma parcerias com ONGs, associações e prefeituras para ajudar no controle populacional de cães e gatos por meio de mutirões para castração. A estudante é a responsável pelo cadastro dos animais de rua junto às entidades locais.

O anúncio ocorre após a Associação São Francisco (Asfa) questionar no Ministério Público o não cumprimento de uma lei municipal (n˚ 4.438/2013) que garante o atendimento gratuito. No início do ano, o secretário municipal de Meio Ambiente, John Strauss, chegou a anunciar as castrações para ter início em fevereiro, mas a medida não foi colocada em prática.   

Após a publicação desta reportagem, a universitária entrou em contato com a redação do AH e negou que a ação da prefeitura seja decorrente do questionamento da Asfa junto ao MP. Alega que o mutirão de castração é devido “aos esforços de várias associações e protetores independentes em exaustivas discussões com o poder público e ao apelo destas mesmas nas redes sociais demonstrando a situação periclitante em que a cidade se encontra em relação aos animais e a necessidade de que uma medida urgente fosse aplicada”.

A campanha

Os profissionais da ONG parceira estarão em Alfenas entre nos dias 19, 20 e 21 de junho para uma campanha de castração de cães e gatos. O anúncio foi feito a ativistas locais na Câmara Municipal, na manhã de quarta-feira, 25 de maio.

Para participar, os tutores ou proprietários dos animais podem se cadastrar na Ouvidoria da Prefeitura (ao lado do terminal da Alfetur) entre 7 e 17 de junho. O custo de cada castração é de R$ 150, independente de animal macho ou fêmea. Esse valor será custeado pela prefeitura.

Já as ONGs locais - Sociedade Alfenense de Educação para a Proteção Animal (Saepa) e Asfa - e protetores Independentes poderão ainda levar, cada uma, quatro animais de rua para a castração. O valor total de R$ 1,8 mil, para custear as cirurgias em 12 animais, será pago pelo Município.

Cães de rua

Segundo o vereador Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), o foco para a Administração Municipal é realizar as cirurgias em cães de rua que perambulam pela região central. Junto com Heliodora, recentemente o parlamentar conheceu o projeto em Campos Gerais e fez a indicação.

A universitária informou que será aplicada a técnica “minimamente invasiva”, popularmente conhecida como “gancho”. Essa técnica reduz o tempo de cirurgia, a exposição do animal ao anestésico e o tempo do pós-operatório. Segundo informações divulgadas pela Câmara Municipal, o custo também é reduzido com a adoção desse tipo de técnica. “É possível fazer até cinco cirurgias por hora”, explicou Heliodora.

Dependendo da demanda, a “Veterinários na Estrada” poderá permanecer na cidade até o dia 22 de junho. O local para realização das cirurgias será no Tiro de Guerra 04-004, onde será instalado, segundo Heliodora, um “hospital de campanha adaptado para realização do procedimento cirúrgico”. A assessoria da Câmara Municipal havia divulgado o espaço como sendo uma “tenda médica”, o que foi contestado pela universitária.

Também presente ao encontro, Strauus disse que o convênio entre a Prefeitura e a Unifenas, para castrações, está praticamente definido, restando apenas detalhes e a assinatura para ser anunciado. Em abril, a “Veterinários na Estrada”, cuja responsável é a veterinária Amélia Oliveira, realizou 88 cirurgias em Serrania.

A reunião para anunciar a parceria foi na manhã de quarta-feira (Foto: Ascom/Câmara Municipal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo