Postado em sexta-feira, 18 de abril de 2025 às 21:09

Partida de Ronaldo Fenômeno em Alfenas, há mais de 30 anos, volta a ganhar repercussão

Ronaldo ainda lembra das intimidações feitas pelo zagueiro do Alfenense na época.


 Da Redação

A partida de 25 de fevereiro de 1994, entre Alfenense e Cruzeiro, no Estádio Francisco Leite Vilela (Gigante da Avenida), em Alfenas, voltou aos holofotes da imprensa esportiva após a participação de Ronaldo Fenômeno no Charla Podcast. O ex-atacante relembrou intimidações e agressões sofridas em campo após prometer marcar três gols contra a equipe de Alfenas no Campeonato Mineiro de 1994, há 31 anos. Tudo isso sem registro das câmeras, que na época eram raras em partidas pelo interior.

Na entrevista, Ronaldo lembrou da história, mas confundiu o adversário, citando a Caldense. A Rádio 98 FM, de Belo Horizonte, e o canal “Por onde Andrey”, dedicado a histórias curiosas do futebol no Youtube, dedicaram espaço ao caso, corrigindo a informação e dando detalhes sobre a história vivida pelo então atleta de 17 anos, revelado pela Raposa. 

 
Ronaldo em uma entrevista antes da partida em Alfenas (Foto: Reprodução/TV Alfenas) 



Em entrevista à Rádio 98 FM, o ex-goleiro Ernane Virgilio, que defendeu o Alfenense naquela partida, contou detalhes. Ele confirmou a estratégia de Luiz Carlos Bahia, um dos grandes nomes da história do Alfenense, para parar o Fenômeno. Como na época não havia o recurso do VAR e eram poucas as câmeras em partidas do interior, os defensores tentavam intimidar jovens talentos.

 

Reportagem recente da Rádio 98 FM, de BH, sobre o caso (Foto: Reprodução/98 FM)


“Depois do dois a zero, teve um lance na linha do meio de campo, quase na lateral. Não sei o que o Ronaldo falou, mas o Bahia pegou ele. Pegou na porrada, um soco na boca. Foi uma só, que valeu por dez”, disse Ernane a rádio da capital mineira, que completou dizendo que o zagueiro ainda mandou o recado: “não vem fazer graça aqui”.

 

O zagueiro Luiz Carlos Bahia, falecido em 2023 (Foto: Reprodução/Redes sociais)

 Apesar das intimidações, Ronaldo fez dois gols e o Cruzeiro venceu a partida por 3 a 0.

Luiz Carlos Bahia foi zagueiro do Alfenense na década de 1990 e também atuou por América de Rio Preto, Sergipe, Uberlândia e Esportiva de Passos. É tido como um dos principais atletas da história do Alfenense. Ele faleceu em 2023, vítima de um câncer. 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo