Postado em quinta-feira, 30 de maio de 2024
às 11:11
Nutrien paralisa unidade de Alfenas por tempo indeterminado
Decisão atinge três das cinco misturadoras de fertilizantes da empresa, duas delas em Goiás.
Da Redação
A empresa canadense Nutrien paralisou, por tempo indeterminado, três de suas cinco misturadoras de fertilizantes no Brasil. A decisão atingiu a unidade de Alfenas e duas cidades de Goiás (Morrinhos e Cristalina). A unidade de Alfenas foi anunciada em 2022, com operações iniciadas no ano passado, de acordo com a previsão anunciada na época.
A Nutrien é a maior produtora global de potássio e alega que a necessidade de uma revisão estratégica, que prioriza eficiência operacional, rentabilidade e o fato de ter parceiros e operações ativas nos Estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. “Esta decisão permite à Nutrien reativar (as plantas) no futuro, quando houver um cenário de mercado mais estável”, afirmou em comunicado à Reuters.
Com a decisão, a empresa mantém em funcionamento duas unidades localizadas no Estado de Goiás. Uma outra misturadora em Minas Gerais terá a sua operação iniciada.
De acordo com o InfoMoney, site especializado em notícias sobre economia, o movimento da empresa no Brasil segue uma decisão de colocar à venda ativos na Argentina, Chile e Uruguai.
As empresas de fertilizantes lutam com a volatilidade do mercado desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia, o que fez com que os preços disparassem em 2022 e entrasse em colapso no ano seguinte, à medida que a oferta global se estabilizava. No ano passado, vários executivos seniores da Nutrien foram demitidos ou deixaram a empresa no Brasil. Ainda segundo a InfoMoney, a Nutrien não comentou sobre demissões relacionadas à paralisação das três fábricas.
Em 2022, a Nutrien Soluções Agrícolas anunciou o novo misturador em Alfenas, com capacidade inicial anual de 250 mil toneladas. A empresa é uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas e o anuncio, na época, fazia parte de um plano de expansão. No ano passado, a unidade de Alfenas conquistou um certificado de sustentabilidade no varejo agrícola.