Postado em sábado, 21 de outubro de 2023 às 16:04

Levantamento detecta 11 tipos de agrotóxico na rede de abastecimento de Alfenas

Água consumida pela população apresentou agrotóxico, segundo testes oficiais.


 Alessandro Emergente

Onze tipos de agrotóxico foram detectados na água em teste feito na rede de abastecimento de Alfenas. A cidade entre as 90 do Sul de Minas que identificaram substâncias de agrotóxico na água consumida pela população. [Clique aqui] 

Os dados são do Painel do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, do Ministério da Saúde, e foram revelados pelo site da ONG Repórter Brasil. Os números são de 2022.

Das 90 cidades da macrorregião, 40 identificaram 11 tipos de agrotóxico, como é o caso de Alfenas. As demais identificaram pelo menos um tipo na água consumida pela população.

A lista aponta, ao todo, 27 tipos de agrotóxicos, o chamado efeito coquetel. Seis em cada 10 municípios brasileiros fieram os testes, porém o número de cidades com água contaminada pode ser maior. Segundo o Ministério da Saúde, 56% dos municípios ainda não enviaram os dados ou publicaram informações consideradas inconsistentes pela Pasta.

De acordo com o Repórter Brasil, enquanto a União Europeia impõe um limite para a presença de diferentes substâncias na água, o risco da mistura é ignorado pela normativa do Ministério da Saúde. A pasta teve a chance de regular essa questão em 2021, quando a nova Portaria de Potabilidade da Água foi aprovada, mas tratou apenas dos limites individuais. O principal argumento é a dificuldade em calcular os efeitos causados pelas diferentes combinações de substâncias químicas na água.

A Copasa, em nota, afirmou que não há menção no levantamento feito pela ONG Repórter Brasil sobre limite extrapolado das substâncias, porém está realizando um levantamento detalhado para esclarecer qualquer tipo de dúvida. Clique aqui e confira na íntegra o posicionamento oficial da Copasa.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo