Postado em sábado, 23 de setembro de 2023
às 11:11
Semana Sul Mineira da diversidade sexual vai até domingo
Programação vai até o dia 1º de outubro, domingo, com a tradicional Parada do Orgulho LBTQIA+.
Alessandro Emergente
A 14ª edição da Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual tem início, neste sábado a partir das 19h, na Concha Acústica da Praça Getúlio Vargas. Durante toda a semana haverá uma programação, que inclui debates, rodas de conversas, exposições e apresentações artísticas. A programação fecha no domingo, 1º de outubro, com a tradicional Parada do Orgulho LGBTQIA+, que será realizada pela 15ª vez.
Neste sábado, a partir das 19h, haverá a Mostra "Cultura Pop" LGBTQIA+, na Concha da Praça Getúlio Vargas. No dia seguinte, no domingo, 24 de setembro, acontecem os "Jogos da Diversidade", no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, a partir das 9h da manhã.
Toda a programação e organização da Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual é do Movimento Gay de Alfenas e Região (MGA).
Na segunda-feira, haverá uma mini conferência sobre políticas afirmativas e a criação do plano de trabalho para 2024. O evento será às 19h na Casa dos Conselhos.
Na terça e quarta-feira (27), estão previstas rodas de conversa com diversos temas ligados à luta pela igualdade, no Teatro Municipal. Também na quarta-feira haverá o lançamento da Exposição "Resistir para existir: história de luta do Movimento LGBTQIA+", no Museu da Memória da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), das 10h às 16h.
A exposição prossegue na quinta e só se encerra na sexta-feira, quando haverá a eleição da Miss e do Mister Sul de Minas Gay, no Buffet Domno Martelli. Um dia antes, na quinta-feira, a programação inclui a entrega do Troféu MGA Cidadania, durante um coquetel.
No sábado haverá a 3ª Cãominhada da Diversidade, na Concha da Praça da Matriz. Às 20h no Teatro Municipal, será apresentado o espetáculo teatral "O Porto", com Roberto Silva e Rodrigo Mikelino.
A programação será encerrada no domingo com a XV Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Sul de Minas, com concentração na Praça Getúlio Vargas, a partir das 14h.
Segurança
Essa semana a organização da Semana da Diversidade Sexual se reunião com representantes da segurança pública e da saúde no Centro Integrado de Segurança Pública de Alfenas. No encontro estavam representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Secretaria de Defesa Social, Corpo de Bombeiros, Fiscalização de Posturas e Secretaria de Saúde.
O objetivo do MGA, ao solicitar o encontro, foi traçar diretrizes junto aos órgãos de segurança pública para que haja tranquilidade durante a manifestação no dia 1º de outubro.
O presidente e fundador do MGA, Sander Simaglio, solicitou a possiblidade de parte do efetivo atuar não somente nos arredores da aglomeração de pessoas, citando o exemplo de anos anteriores quando a Guarda Municipal disponibilizou uma plataforma colocada durante todo o percurso. Os policiais, na ocasião, ficavam em cima dessa estrutura monitorando o evento.
A Secretaria de Saúde disponibilizará uma ambulância para acompanhar o percurso. Além do efetivo da GCM e da PM, o MGA contratou 25 seguranças que ficarão por conta dos arredores do trio elétrico para a segurança dos participantes, além de outros 20 seguranças e oito brigadistas, todos credenciados na Polícia Federal.
COMENTÁRIOS