Postado em sábado, 1 de julho de 2023
às 12:12
Municípios da Regional de Saúde de Alfenas recebem capacitação sobre auditoria do SUS
A capacitação foi conduzida pelo assessor-chefe da auditoria do SUS na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alex Rodrigues do Nascimento.
Da Redação
Os municípios da Regional de Saúde de Alfenas participaram, no dia 29 de junho, de uma capacitação sobre a organização dos componentes municipais de auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi realizado na Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas).
A capacitação foi conduzida pelo assessor-chefe da auditoria do SUS na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alex Rodrigues do Nascimento. Ele evidenciou que o objetivo principal da auditoria no SUS “é identificar o problema e fomentar a resolução dele, não penalizar. Isso é importante sempre deixar claro para que o gestor não fique focado em se defender de qualquer possível inconformidade, ao invés de resolvê-la quando for o caso”.
Ainda segundo o assessor-chefe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), “a auditoria do SUS deve verificar a execução das ações e serviços de saúde no que tange às ações orçamentárias, operacionais, patrimoniais e a conformidade dos gastos, processos e resultados”.
Durante a apresentação foi demonstrada a importância de uma auditoria municipal, especialmente em municípios de gestão plena da saúde e as formas de estruturá-la. Foi apresentada a composição do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), como conjunto de órgãos instituídos em cada esfera de governo, com a atribuição de realizar auditorias.
Para a secretária municipal de saúde de Bandeira do Sul, Marilza Nogueira de Souza, “esses encontros são muito proveitosos porque existem muitas questões que na legislação não são bem claras e muitas vezes se confunde auditoria com ouvidoria na atuação. Estamos esclarecendo situações aqui que vão facilitar muito no dia a dia do trabalho”.
Participaram do evento os secretários municipais de saúde e dois técnicos de cada um dos 24 municípios da área de abrangência da regional, sendo um deles atuante na regulação municipal. Estiveram presentes também servidores da regulação, da auditoria e a superintendente da Regional de Saúde de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, além de representantes da auditoria do Ministério da Saúde (MS).
Por Thayane Viana/SES-MG
COMENTÁRIOS