Postado em quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
às 14:13
Alta tecnologia impulsiona produtividade no agronegócio em Mato Grosso
Marca de origem alemã presente no Brasil desde 2019, Fendt tem máquinas agrícolas e soluções em tecnologia que ampliam rendimento e promovem crescimento da agricultura sustentável
Com Mato Grosso na liderança da produção de soja e milho, o mercado brasileiro de grãos encerrou a safra 2020/21 com números superlativos. A produção estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alcançou um volume de 252,3 milhões de toneladas. Para o ciclo atual iniciado em outubro, a expectativa é de que o Brasil se aproxime da marca de 290 milhões de toneladas.
Responsável por 25% do PIB nacional, o agronegócio transformou-se em sinônimo de modernidade, sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente. No setor, a tecnologia ganha especial importância no mercado de máquinas agrícolas, que devem atender a um ritmo cada vez maior de produção aliado a rendimento operacional.
A marca alemã Fendt é a única empresa a oferecer aos produtores brasileiros trator com motor MAN tecnologia Tier4f e Tier5, menos poluentes e superiores às exigências e diretrizes estabelecidas no Brasil para a emissão de poluentes de veículos automotores, o MAR-1.
Em busca de economia, efetividade e sustentabilidade, o produtor rural Leandro Tenália investiu recentemente no modelo Fendt Vario 1050, da Série 1000 e com 517 cv, considerado o trator mais tecnológico do mundo. “Esse é o maior trator monobloco do mundo e considerado por muitos o melhor do mundo. Eu, particularmente, estou muito satisfeito com essa aquisição”.
José Henrique Galli, diretor Comercial Fendt para América do Sul, ressalta que o Brasil é uma potência agrícola tanto em área produtiva quanto em adoção de novas tecnologias. “Somos um dos principais países do mundo capaz de crescer a agricultura de forma sustentável”.
Em novembro, produtores rurais mato-grossenses tiveram a oportunidade de fazer um teste drive para constatar a versatilidade, a segurança e o conforto do maquinário durante a Fendt Road Show, realizado em Nova Mutum. Na oportunidade, foram apresentados o portfólio das máquinas e as soluções em tecnologias que garantem o alto padrão de eficiência e produtividade da marca.
Mais tecnologia, menos custos
O foco da Fendt está na agricultura profissional. Para isso, desenvolve equipamentos de maior potência e alta tecnologia que atenda às necessidades de diferentes perfis de produtores. O agricultor, ciente do desafio de alimentar um mundo com 10 bilhões de habitantes até 2050 e de responder as demandas da sociedade por uma produção mais sustentável, tem buscado soluções inovadoras que o auxilie no dia a dia do campo.
“A tecnologia veio para reduzir custo. Não quer dizer que quando a gente compra uma máquina mais cara, necessariamente, vai ter um custo mais caro. Quem não se adequar a isso, não vai ser sustentável”, disse o produtor Leandro Tenália.
Ele destaca a eficiência do trator adquirido para a propriedade rural. “Um dos principais benefícios que essa máquina tem é uma redução muito significativa de combustível. O que a gente avalia é custo por hectare. Custo e produtividade por hectare”.
Os tratores Fendt 1000 Vario unem inteligência e melhor investimento para as mais variadas operações. As máquinas têm transmissão Fendt Vario Drive (CVT), que permite que a operação seja feita na velocidade ideal, sem escalonamento de marchas, e acionando de forma independente os eixos dianteiro e traseiro, sem intervenção do operador.
Com essa tecnologia, torque e potência são distribuídos eletronicamente para o eixo que está tracionando. Um dos diferenciais é o sistema de ventilação independente do motor. Além de ter uma rotação variável que se ajusta conforme a temperatura ambiente, o sistema também funciona no modo reversão, fazendo a limpeza da grade frontal e reduzindo as paradas para isso.
A produção na propriedade de Leandro Tenália segue em ritmo acelerado. “Estou muito satisfeito, muito empolgado com a atividade. E espero, em pouquíssimo tempo, ser um grande produtor de soja e milho, contribuindo com o nosso país e com o mundo”.
A Fendt atualmente está em fase de expansão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Maranhão. Em breve, contará ainda com operações na Bahia, Pará e Tocantins, com projeção de avanço para outras regiões do país, como o Sudeste.
“Os produtores estavam ansiosos pela chegada da marca no país, por isso, nosso crescimento tem sido muito acelerado. O Brasil foi a porta de entrada para a Fendt na América Latina”, destaca José Henrique Galli.
Combo perfeito
A Série 1000 Vario da Fendt, conceito único em tratores acima de 470 cv, complementa-se com a plantadeira Fendt Momentum, a maior e mais inteligente do mercado, com distribuição de fertilizante na linha, idealizada e totalmente produzida no Brasil, combinação que a marca denomina “combo perfeito”.
A Fendt Momentum permite maior produtividade por causa de uma tecnologia exclusiva e inovadora. Isso inclui o Fendt Smart Frame, sistema que faz o auto nivelamento dos suportes das linhas e possibilita que todas elas estejam em contato com o solo, independentemente da condição do terreno. Há ainda o DeltaForce, que aplica a pressão correta em cada uma das linhas, eliminando sementes descobertas e garantindo uma uniformidade de emergência, explorando todo potencial produtivo de cada semente. A Fendt é a única no mercado com esse sistema instalado de fábrica.
O implemento conta também ainda com o V-drive, sistema elétrico que elimina as correntes, catracas e coroa e garante alta precisão na aplicação da população desejada. E tem o monitor 20|20 SeedSense que mostra, em tempo real, tudo o que ocorre durante o plantio, linha a linha. Com informação instantânea, o produtor corrige os problemas no momento em que eles acontecem, garantindo um plantio perfeito.
Outro produto do portfólio é a colheitadeira Fendt IDEAL. Com design arrojado e avanço tecnológico, que inclui o IDEALbalance™, uma bandeja de grãos dupla que garante que somente a colheita limpa seja coletada, a máquina oferece maior potência, rendimento e conforto ao produtor.
“A safra de grãos só está no começo, e o Brasil deve bater recorde mais uma vez”, projeta o diretor da Fendt, José Henrique Galli. “A forma como o agricultor brasileiro nos recebeu é um incentivo para evoluirmos ainda mais, adaptando os equipamentos à nossa realidade produtiva e fortalecendo nossa equipe de assistência técnica e de vendas. A Fendt estará ao lado do produtor para trazer a mais alta qualidade e eficiência.”
FONTE: g1.globo.com
COMENTÁRIOS