Postado em terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Novas tendências do turismo para 2021
Após alguns meses de distanciamento e incertezas em relação a pandemia, o desejo de viajar ficou ainda maior e grande parte das pessoas querem recuperar o tempo perdido, conforme a situação do coronavírus vai se estabilizando. Uma pesquisa feita pelo Booking.com com 20 mil viajantes em 28 países, entre eles o Brasil, aponta que 67% dos viajantes brasileiros estão animados para voltar ao turismo e 64% afirmaram que desejam viajar mais no futuro para compensar as viagens que não puderam ser realizadas em 2020. Ao mesmo tempo, dois a cada três brasileiros dizem não se sentir confortáveis para viajar até que a vacina esteja acessível para todos. Mas, isso não impede de pesquisar o próximo destino e 98% fizeram buscas sobre viagens durante o isolamento, sendo que quase metade (46%), disse ter pesquisado possíveis destinos pelo menos uma vez por semana.
Promoções e descontos
De acordo com a revista Viagem e Turismo, o levantamento realizado pelo Booking.com revela novas tendências para o turismo pós-pandemia. Uma delas é a oferta de menores preços, já que o coronavírus agravou a situação econômica do país e do mundo. Grande parte das pessoas (84% do público que participou da pesquisa), passou a prestar mais atenção ao preço na hora de planejar uma viagem e 78% estão mais propensos a procurar promoções e descontos. Prezar pela transparência dos contratos é outro ponto. 82% dos brasileiros participantes da pesquisa dizem esperar mais clareza nas políticas de cancelamento, processos de reembolso e seguro-viagem. Para 36%, ter reembolso na hospedagem é essencial para decidir a próxima viagem; e para 40%, é fundamental ter flexibilidade para alterar datas sem multa.
Natureza e descanso
Outra mudança é a preferência por destinos mais próximos, viagens rápidas com deslocamentos mais curtos e que possam ser feitas de carro. A escolha por esse meio de transporte, ao invés de avião, junto com o crescimento de adoção de cães e gatos na quarentena, fez dobrar o uso do filtro por acomodações que aceitam pets.
Segundo a pesquisa, 55% dos brasileiros quer conhecer um novo destino na região onde mora e 59% pretendem ir para um destino de natureza próximo. Inclusive, aumentou o interesse por destinos rurais, junto com a família, e a tendência é cada vez mais, a busca de experiências simples que possibilitam relaxar. No mundo todo, desde o início da pandemia, aumentaram as recomendações de atividades ao ar livre, como trilhas (95%), aproveitar a natureza (44%) e respirar ar puro (50%), por hóspedes que passaram por acomodações do Booking.com.
Gastronomia
O desejo de explorar o mundo não diminuiu, mas viagens para o exterior ainda não estão no radar da metade das pessoas consultadas, mesmo porque, vários países ainda permanecem com suas fronteiras fechadas por conta da pandemia. A pesquisa aponta que os deslocamentos domésticos ganharam mais importância e que as pessoas se mostraram mais dispostas a fazer viagens gastronômicas: 38% dos brasileiros disseram que querem experimentar mais a culinária local durante uma viagem, enquanto 45% pretende comer fora com mais frequência.
Trabalho X Lazer
Por fim, outra tendência que deve ganhar mais espaço é a união de viagens de trabalho e lazer. Com a adoção do trabalho remoto por um grande número de pessoas, as plataformas de busca já percebem um interesse maior por acomodações que trazem informações em relação a espaço para home office e qualidade da conexão de internet. Em vários estados, já há Resorts investindo nessa tendência, de ofertar um espaço e estrutura adequados para que os pais possam trabalhar, e atividades recreativas e de lazer para as crianças. Segundo a pesquisa, 43% dos brasileiros consideram reservar um lugar onde também possam trabalhar e 58% vão estender suas viagens de trabalho para aproveitar os momentos de folga.
Fonte: O município