Postado em terça-feira, 21 de abril de 2020 às 18:06

Grandes impactos físicos podem causar torção dos ovários?

Nesses casos, não precisam ser necessariamente grandes impactos, até mesmo exercícios em que há piruetas, como ginástica artística, por exemplo


Sim. Mas apenas em casos em que o ovário já está aumentado, o que pode ocorrer por conta do desenvolvimento de cistos, tumores ovarianos ou para-ovarianos, hiperestimulação dos ovários para tratamento de reprodução assistida, gravidez nas trompas, cicatrizes na pelve ou malformações dos órgãos pélvicos. Nesses casos, não precisa ser exatamente um grande impacto. Até mesmo atividades físicas como ginástica artística, ou outras modalidades em que há piruetas, por exemplo, poderiam levar ao problema.

Esses cistos, ou tumores, podem atingir um volume significativo, e quando apresentam mais de 6 cm, deixam o ovário mais pesado a ponto de ele ficar "pendurado". Dependendo do exercício que a mulher fizer e do seu impacto, o órgão vai para frente ou para trás e, às vezes, pode rodar sob o próprio eixo, como se fosse um pêndulo. Imediatamente uma dor forte e intensa na região do abdômen é sentida. Isso acontece porque a circulação de sangue no ovário é interrompida.

Caso a mulher sinta algo desse tipo depois de praticar alguma atividade física, é preciso ir ao pronto socorro no mesmo instante. Afinal de contas, o ovário pode necrosar, pois não está recebendo sangue e há o risco de perder o órgão. No hospital, a distorção do ovário é feita por meio de cirurgia - preferencialmente a videolaparoscopia. Feito o procedimento, o próximo passo será observar se o sangue retorna normalmente ao ovário. Se mesmo após a cirurgia for constatada a necrose, o órgão deve ser removido, para evitar o risco da liberação de coágulos de sangue na corrente sanguínea, o que pode causar embolia pulmonar.

É importante saber que quando a mulher possui o outro ovário e trompa sadios, a remoção de um dos ovários não causará impacto relevante na fertilidade ou produção hormonal. Além disso, também é válido ressaltar que até mesmo em repouso, o ovário pode torcer se houver um cisto ou tumor volumoso. Por isso, é sempre importante conversar com o ginecologista e tomar os devidos cuidados.

Fonte: Viva Bem



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo