Postado em quinta-feira, 19 de dezembro de 2019 às 07:54

Farinha de casca de ovo fortalece ossos e enche o corpo de cálcio: como preparar e usar

O ovoé um alimento que proporciona os mais diversos nutrientes. E não estamos só falando de seu interior...


 O ovoé um alimento que proporciona os mais diversos nutrientes. E não estamos só falando de seu interior. Além da gema e da clara, a casca do ovo carrega propriedades nutritivas que enriquecem o corpo em cálcio e fortalece os ossos.

Para aproveitar melhor essas características nutricionais, uma alternativa é a produção da farinha de casca de ovo.

Ovo: propriedades nutricionais

O ovo é um alimento muito procurado para compor o cardápio do dia a dia, especialmente pelas propriedades nutricionais de seu interior.

A combinação entre a clara e gema do ovo é uma fonte rica em ômega 3, ferro, vitamina B12, albumina (proteína excelente para o ganho de massa muscular), além de contribuir para a aceleração do metabolismo e conter baixos níveis calóricos e alta capacidade de saciedade.

Porém, não são só clara e gema que trazem nutrientes consigo. A casca do ovo também é uma ótima fonte de componentes importantes para o bom desenvolvimento do corpo.

Casca do ovo: propriedades nutricionais

Segundo a nutricionista Débora Copelli de Lima, a casca do ovo é rica principalmente em cálcio, mas também traz magnésio e potássio em sua composição.

Cálcio: função no corpo


O cálcio é um componente essencial para o organismo. O mineral participa da saúde óssea, da contração muscular, da coagulação sanguínea, da transmissão de sinais do sistema nervoso e da manutenção da frequência cardíaca.

Sua deficiência pode acarretar não só em problemas ligados aos ossos, mas também :

  • Unhas quebradiças e fracas;
  • Cabelo opaco e queda;
  • Pele com sinais de ressecamento;
  • Fraturas frequentes;
  • Dentes frágeis;
  • Sangramento na gengiva;
  • Cãibras, dores musculares e espasmos;
  • Taquicardia;
  • Insônia;
  • Artrite;
  • Raquitismo em crianças;
  • Osteopenia e osteoporose;
  • Irritabilidade, TPM e depressão.


Farinha de casca de ovo

THAMKC/SHUTTERSTOCK

Aproveitar as propriedades da casca do ovo, dessa maneira, é uma alternativa para adquirir o cálcio necessário para o organismo.

Para conseguir inserir o mineral presente na casca à alimentação, uma opção é transformar essa parte rígida do ovo em uma farinha e misturá-la às mais variadas refeições do dia a dia.

Como fazer farinha de casca de ovo

O preparo da farinha de casca de ovos não é algo muito trabalhoso, mas exige alguns cuidados para que o proveito de suas propriedades seja o melhor possível.

Remoção da película interna
Para a produção da farinha, é necessário remover a película interna que reveste a casca do ovo - aquela membrana bem fininha que fica entre a casca e a clara.

“Essa membrana deverá ser descartada completamente, pois ela traz mau cheiro”, explica a nutricionista.

Higienização da casca de ovo

 

THINKSTOCK

Removida a película, é o momento de higienização das cascas. O indicado é que elas sejam mantidas na água e misturada a algumas gotas de hipoclorito de sódio ou água sanitária por cinco minutos.

Encerrada essa etapa, as cascas devem ser lavadas em água corrente para serem levadas, então, à fervura por 12 minutos.

Depois, as cascas devem ser removidas da água quente e o secas no forno a 100°C. “O importante é que adquiram um tom amarelado”, indica a nutricionista.

Trituração


OLGA PILNIK/SHUTTERSTOCK


A última etapa da produção da farinha é a trituração. No liquidificador ou em outro apetrecho que triture, a casca deve ser transformada em um pó muito fino.

“É necessário que seja bem fino, para ajudar na digestão e facilitar a absorção dos nutrientes”, aponta Débora.

Após triturar o material, passe-o por uma peneira, para que somente o pó seja utilizado. Descarte o restante. Guarde em pote com tampa.

Validade e armazenamento


SEA WAVE/SHUTTERSTOCK


“Coloque data na embalagem, porque essa farinha poderá ser armazenada por seis meses, desde que longe da luz, e principalmente, longe da umidade”, recomenda a especialista.

Quando for consumir a farinha da casca do ovo, é preciso cuidado em todas as etapas para evitar a contaminação por salmonela, e cuidado com o excesso de cálcio que também pode ter malefícios.

Como consumir?
“A farinha pode ser consumida com o feijão, misturada em sucos, vitaminas, massa de bolo, sopas, e onde mais seu paladar permitir”, diz Débora.



Fonte: Vix



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.