Postado em quinta-feira, 3 de outubro de 2019
às 21:09
Atualizada em quinta-feira, 3 de outubro de 2019
às 21:43
Eleição para o Conselho Tutelar será no domingo com 29 candidatos
Conheça a lista de candidatos com os seus números; eleição vai até às 15h de domingo.
Alessandro Emergente
A eleição para escolha dos próximos conselheiros tutelares de Alfenas será realizada no domingo, dia 6, das 8h às 15h na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente). Vinte e nove candidatos estão na disputa. O candidato de número 22 desisitu da disputa e não aparece na relação. Confira o número de cada candidato.
A lista de candidatos inclui Paulo Silvério, que busca a reeleição. A candidatura dele havia sido indeferida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) ao acatou o pedido de impugnação feito pelo Ministério Público (MP).
No entanto, Silvério obteve uma liminar (decisão provisória) da Justiça, que garantiu o seu nome na disputa por uma das vagas no Conselho Tutelar (CT). Silvério é investigado por um suposto armazenamento de imagens de cunho pornográfico envolvendo uma adolescente de 17 anos, hoje com 19.
Os eleitores, a partir de 16 anos, que possuam título de eleitor emitido até junho deste ano podem votar. Para isso, deverão comparecer ao local de votação levando documento com foto e título de eleitor.
O presidente do CMDCA, Vander Cherri, diz que é importante que cada eleitor busque candidatos com um perfil adequado ao desenvolvimento da função, além de disposição para o trabalho, aptidão para a causa pública e que já tenha trabalhado com crianças e adolescentes. “É recomendável que o conselheiro tutelar seja capaz de manter diálogo com pais ou responsáveis legais, comunidade, poder judiciário e executivo e com as crianças e adolescentes, ou seja, pessoas comunicativas, competentes e com capacidade para mediar conflitos”, defende.
Os cinco primeiros colocados no processo se elegerão para as vagas de titulares Conselho Tutelar, mandato de 2020/2023.
Em Tempo
Ao publicar a reportagem, às 21h24, a informação divulgada inicialmente era de que haviam 30 candidatos, porém o texto foi corrigido 19 minutos após a postagem. São 29 candidatos, uma vez que houve uma desistência.
COMENTÁRIOS