Postado em quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 12:12
Atualizada em quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 21:28

Câmara da Mulher é lançada para incentivar empreendedoras

Iniciativa tem como objetivo dar suporte técnico as empreendedoras de Alfenas e região.


Alessandro Emergente

A Câmara da Mulher Empreendedora de Alfenas e Região foi lançada oficialmente nesta quinta-feira em um evento na sede da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas). A oficialização do órgão, que passa a integrar a estrutura da Acia, é mais um passo de um movimento que teve início com um movimento de empoderamento feminino num grupo de whatsapp.

A partir daí, o grupo se organizou promovendo encontros mensais com apoio técnico do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Agora com a formalização da Câmara da Mulher Empreendedora, que nasce como um “braço” da Acia, o objetivo será fomentar o empreendedorismo feminino, com ações múltiplas de apoio.


O lançamento oficial foi na última quinta-feira, na sede da Acia (Foto: Divulgação)

De acordo com Etiene Rocha, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, a ideia é atender o nicho de empreendedoras, que cada vez cresce mais. Só para se ter uma ideia desse crescimento, até fevereiro de 2018, 48% dos cadastros de Microempreendedor Individual (MEI) eram de mulheres, segundo dados da Receita Federal.

Segundo a presidente, o movimento de empreendedoras tem ainda apoio das universidades por compreenderem a mulher como engrenagem importante para economia. E não é só da empreendedoras com negócios formalizados. Boa parte está na informalidade e auxiliar a formalizarem seus empreendimentos é uma das metas que integra o plano de ação da Câmara da Mulher Empreendedora.

Grupo de empreendedoras funda Câmara da Mulher Empreendedora (Foto: Divulgação)


O órgão está sendo criado em uma estrutura institucional que possui amplo suporte, incluindo a Federaminas Mulher (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais/Mulher). Entre as orientadoras está Tânia Rezende, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e vice-presidente da Federaminas. Ela é CEO da Intima Passion Lingerie, de Juruaia.

A proposta da Câmara da Mulher Empreendedora levada a Acia e aprovada pela diretoria da entidade prevê um formato deliberativo. Serão dois anos de mandato.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.