Postado em sábado, 3 de agosto de 2019
às 11:42
Por métricas, usuários do Instagram abrem mão da privacidade
Milhões de jovens optam por modificar a sua conta no Instagram para o padrão comercial. O que muitos não sabem é que a ação pode colocar em risco não só a própria privacidade do usuário, como também a dos amigos.
David Stier, cientista de dados que atua de forma independente, conduziu uma extensa análise envolvendo 200 mil contas para extrair informações e levantou a questão à empresa detentora da rede social, o Facebook.
“Eu falo com os pais e digo: Vocês sabiam que, se seu filho de 13 anos mudar sua conta do Instagram para o modo comercial, mais de 1 bilhão de pessoas terão acesso às informações de contato dele?”, contou Stier, em uma matéria publicada pela Bloomberg. “Todo pai com quem eu falo diz: Está falando sério?”.
O cientista verificou a descrição dos usuários e percebeu que uma parcela significante deles não detinha de fato um negócio; muitos eram pessoas comuns com não mais do que centenas de seguidores.
O usuário que decide converter para a conta comercial precisa ceder uma informação para contato que possa ser divulgado aos outros. Assim que preenche o campo, ele tem em sua disposição todos os índices sobre o andamento de sua conta no aplicativo, desde os dias e os horários em que as pessoas visualizaram suas publicações até o gênero que mais predomina entre os visitantes.
Em um comunicado, o Instagram se defendeu dizendo que permitia o livre acesso ao perfil comercial por querer apoiar quem está começando o próprio negócio.
“Durante o processo de atualização da conta, nós lembramos as pessoas de que suas informações de contato serão disponibilizadas aos outros e permitimos que eles atualizem ou escondam tais dados”, informou a empresa.
Stier argumentou que, mesmo concedendo a livre escolha, o Instagram poderia proteger a privacidade de seus usuários, já que é possível enviar e-mail ou fazer uma ligação sem precisar realmente compartilhar os detalhes pessoais de cada um.
Depois de notificar o Facebook, o Instagram tornou a informação para contato menos visível.
Fonte: Money Times
COMENTÁRIOS