Postado em sexta-feira, 19 de julho de 2019 às 08:07

Nunca carregue seu celular em entradas USB de lugares públicos, como aeroportos

Lugares públicos de grande circulação, como aeroportos, rodoviárias e, às vezes, até ônibus, podem estar equipados com entradas USB ...


 Lugares públicos de grande circulação, como aeroportos, rodoviárias e, às vezes, até ônibus, podem estar equipados com entradas USB para quem quer carregar o celular ou outro dispositivo tecnológico.

Especialistas, no entanto, explicam que usar USB público é uma cilada: colocar inocentemente o smartphone para carregar lá pode fazer com que seus dados sejam roubados.

USB público pode ser perigoso para seu celular

Sabe quando você está com pouca bateria no celular e qualquer ponto para carregá-lo se torna um oásis em meio ao deserto? Pense duas vezes antes se essa portinha para a felicidade for uma conexão USB pública.

Para a revista Forbes, o vice-presidente da X-Force Threat Intelligence, da IBMSecurity, Caleb Barlow, comparou a aparentemente indefesa atitude a "pegar uma escova de dente na rua e usá-la". E é isso mesmo.

USB público pode ser uma forma de seu celular ser infectado por códigos maliciosos, que são capazes de obter "dados sensíveis" do seu aparelho, como explica o diretor técnico da empresa iBLISS, de Segurança Digital, Alexandro Silva.

"Ao conectar o cabo, um código malicioso rastreia se existe algum tipo de detecção, caso não exista, um malware é implantado no celular para obter dados sensíveis. O ataque ocorre porque o USB permite tanto o tráfego de dados quanto de energia", explica.

E quais dados podem ser capturados?

Basicamente aqueles mencionados quando comentamos que temos "a vida toda no celular": fotos, senhas, áudios, contatos.

De acordo com Alexandro, apesar de mexer no celular enquanto ele carrega no USB não ser considerado um fator "mais perigoso", desligá-lo enquanto ele está na entrada pode ser uma saída para proteger suas informações.

Formas de se proteger

Assim, ficam as recomendações para se proteger:

  • Configure dispositivo que, ao conectar no USB, bloqueia o tráfego de dados
  • Compre e leve com você carregadores portáteis compatíveis com seus aparelhos
  • Desligue o dispositivo assim que ligar o carregador à USB pública

Se possível, não use esse tipo de porta para carregar, prefira a tomada, diretamente.




Fonte:Vix



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.