Postado em terça-feira, 9 de julho de 2019 às 08:12

Como clarear a pele: 7 alimentos indiretamente somem com as manchinhas

Uma dieta balanceada influencia na saúde da cútis tanto quanto uma rotina diária de cuidados...


 Uma dieta balanceada influencia na saúde da cútis tanto quanto uma rotina diária de cuidados: por ser o maior órgão do corpo, a pele consegue refletir muito bem o que está acontecendo com o organismo. E isso significa para manter a pele sempre saudável, é preciso estar sempre de olho no que se come.

A dica vale também para quem busca deixar a pele mais clara e livre de manchas. Enquanto alguns ingredientes naturais, como frutas e verduras, atuam no bem-estar da pele, outros como frituras, laticínios e bebidas alcoólicas estão entre os alimentos que detonam a cútis, potencializando o escurecimento e o surgimento de marcas decorrentes da acne.

Alimentos para clarear a pele

O aparecimento de manchas na pele é resultado de uma série de fatores, que vão desde alterações hormonais, como no caso do melasma na gravidez, por exemplo, até estresse, ansiedade e má alimentação.

A boa notícia é que alguns ingredientes trazem propriedades que ajudam a tratar a pele de dentro para fora, deixando a cútis mais bonita, iluminada e prevenindo as manchas indesejadas. Veja quais alimentos apostar:

Peixes

Os peixes assim como o azeite, abacate, nozes, entre outros, são ricos em ácidos graxos e Ômega 3, gorduras saudáveis que ajudam o corpo na absorção de vitaminas e na regeneração da pele.

Romã

Segundo a nutricionista Patricia Davidson Haiat, a romã possui ácido elágico, que consegue inibir a enzima que produz a melanina, substância que confere a pigmentação à pele. É eficaz contra manchas, como o melasma, por exemplo. A fruta pode ser consumida e também usada em receitinhas de cremes caseiros para clarear a pele.

Chá verde
Beber chá verde diariamente revitaliza as camadas da pele, graças a sua ação antioxidante que recupera as células danificadas da cútis. A bebida auxilia no combate a sinais provocadas pela acne e outras erupções cutâneas. O chá verde também pode ser aplicado diretamente no rosto: após realizar a infusão de costume, umedeça um algodão e aplique na pele, deixando por alguns minutos antes de lavar normalmente.

Berries

Mirtilo, amora, framboesa, morangos, cranberry e outras frutinhas silvestres conhecidas como berries são ricas em antioxidantes que retardam o envelhecimento e cuidam da pele de dentro para fora. Além disso, estas frutas trazem bioativos essenciais que fomentam a síntese de colágeno, ajudando a prevenir a flacidez e surgimento de manchas indesejadas.

Castanhas e nozes
Castanhas, nozes, amêndoas e até a soja são ricos em selênio, zinco, potássio, manganês, cobre e magnésio - minerais essenciais para manter a saúde da pele. Estas nuts também atuam no aumento dos glóbulos brancos, combatendo as infecções e fortalecendo a imunidade – o que melhora o aspecto lisinho e sem manchas da pele.

Frutas e legumes alaranjados

A professora e coordenadora do projeto Amigos da Pele da Universidade de Passo Fundo (UPF), Gilvana Bonella, explica que alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos causados pelo sol, como o aparecimento de manchas, por exemplo. Frutas e legumes de cor alaranjada como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba contém carotenoides, substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante.

Uvas vermelhas

As uvas vermelhas e suas sementes também apresentam substâncias naturais, como o resveratrol, que protegem e tratam a pele contra inflamações, inclusive doenças como psoríase e eczema. Por ser um anti-histamínico natural, este tipo de uva também ajuda a controlar efeitos colaterais de reações alérgicas, amenizando manchas e vermelhidão na pele.



Fonte:Vix



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