Postado em quarta-feira, 3 de julho de 2019 às 08:08

Especialista dá dicas de alimentação saudável para os dias de frio

Suflês, refogados, sementes de oleaginosas e frutas são ótimas opções...


 A queda das temperaturas exige que as pessoas tomem alguns cuidados, principalmente em relação à água. O ar seco exige que o organismo esteja sempre hidratado para evitar incômodos como dor de cabeça, problemas respiratórios e irritações. Alimentos calóricos e sensação de fome constante também são mais comuns no frio e, por este motivo, muita gente acaba extrapolando na alimentação.

O organismo precisa produzir mais energia no frio para manter a temperatura corporal em torno dos 36,5º. A nutricionista do Fort Atacadista, Gláucia Stasiak, explica que, apesar do metabolismo aumentar, a elevação do gasto calórico é pequena e não gera perda corporal.

Uma das saídas para não engordar e se manter saudável é consumir alimentos que proporcionem mais saciedade. “As saladas, por exemplo, não são tão bem-vindas na época de frio. Uma recomendação é substituí-las por suflês, tortas ou os vegetais, que podem ser usados em preparações quentes, grelhados ou refogados. As pessoas podem consumir também as sementes de oleaginosas, como castanha, nozes, avelã e frutas secas, e ainda optar pelo abacate, que é uma fruta da época”, destaca a especialista.

As frutas são importantes em qualquer clima, mas o consumidor deve ficar atento para as da estação, que acabam deixando a conta mais barata. Nesta época do ano, a maçã gala, tangerina, carambola, figo, caqui, banana prata, o próprio abacate são alguns exemplos que podem virar aliados na hora de fazer as compras.

A maioria dos sul-mato-grossenses também não dispensa uma boa sopa para dar aquela esquentada. A nutricionista ressalta que o alimento é uma boa escolha, já que fornece vitaminas e minerais fundamentais para o metabolismo.

Vinhos também costumam agradar no inverno. Gláucia recomenda dar preferência aos tintos, que possuem menos calorias e costumam ser mais saudáveis. “Se a pessoa é fã dessa bebida, deve ir intercalando as taças de vinho com copos de água. E por ser uma bebida alcoólica, deve ter cuidado com a frequência e a quantidade também”, aconselha. “Se a combinação for com queijos, a dica é dar preferência sempre aos queijos brancos, já que os mais amarelados possuem um teor maior de gordura”.

Quem aproveitar a data para “se esbaldar” nas festas juninas, deve se manter hidratado e evitar as bebidas alcoólicas. “Mas caso exagere durante a festa, basta voltar à dieta saudável na refeição do dia seguinte”, recomenda a profissional.


Fonte: MidiaMax



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.