Postado em quarta-feira, 10 de abril de 2019 às 13:01

Calendário ambiental prevê 5ª edição da Campanha do Lixo Eletrônico

A iniciativa é uma das ações ambientais que serão desenvolvidas nesse primeiro semestre.


Da Redação

O calendário ambiental 2019 foi lançado durante o 3º seminário do Plano Municipal de Educação Ambiental de Alfenas (PMEAA). A ação integra o programa de extensão Legado Ambiental da Unifal (Universidade Federal de Alfenas). A 5ª edição da Campanha do Lixo Eletrônico integra o calendário e ocorrerá em maio.

Segundo a servidora Julieta Moreira Rodrigues, coordenadora do projeto do PMEAA, que apresentou a programação no seminário realizado na Câmara Municipal em março, além da Campanha do Lixo Eletrônico, o Plano também prevê a divulgação do 4º Concurso do Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para as escolas.

“A Campanha do Lixo Eletrônico terá início no dia 17 de maio, data comemorativa pelo Dia Mundial da Reciclagem, quando a Unifal, sede, será ponto de coleta de resíduos eletrônicos e lâmpadas, até dia 07 de junho”, explicou.

Julieta Moreira Rodrigues apresenta Calendário Ambiental 2019 na Câmara Municipal de Alfenas (Foto: arquivo pessoal)


Nas edições anteriores, a campanha já chegou a recolher 11 toneladas de lixo eletrônico, os quais que tiveram descarte adequado, com certificação ambiental. Entre os materiais descartados estão: aparelho de som, caixa de som, cabo elétrico, celular, computador, impressora, reator de lâmpada fluorescente, mouse, periférico, servidor, teclado, telefone, tocador de CD e DVD, pilhas e baterias.

A Universidade é parceira da campanha desde 2015, quando passou a ser um dos pontos centrais de coleta, disponibilizando uma caçamba para o descarte. O projeto foi idealizado pelo vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/Pros) e é desenvolvido por meio de uma parceria que envolve a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Unifal, o Codema e a Unifenas (Universidade José do Rosário Velano).

Em sua terceira edição, o seminário do Plano Municipal de Educação Ambiental de Alfenas teve início no ano de 2017, sempre realizado na data marcada pela comemoração com o tema Água: 22 de março.

Coordenado pela Unifal, o Plano Municipal conta com a colaboração de representantes do Codema, Fundo Municipal do Meio Ambiente, unifenas, Secretaria Municipal de Educação, piso Ambiental, Polícia Militar do Meio Ambiente, Alfenas Ambiental, copasa, Cria Editora e Câmara Municipal. “Representantes dessas instituições têm trabalhado na formulação de um documento oficial, que foi apresentado neste 3º Seminário e com previsão de ser finalizado e instituído por Lei Municipal em junho de 2019, junto às programações da Semana do Meio Ambiente”, conta Julieta.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.