Postado em quinta-feira, 27 de dezembro de 2018
às 15:03
Prefeitura inaugura monumento em homenagem a Eduardo Engel
Pórtico na Rotatória do Pinheirinho simboliza o crescimento sustentável da região, grande sonho de Eduardo Engel.
Da Redação
O monumento “Aos Olhos do Pai”, inaugurado no último sábado (22), é uma homenagem a Eduardo Engel, morto em janeiro de 2014. O ato aconteceu na rotatória que passou a levar a denominação “Rotatória Eduardo Engel”, localizada na Avenida Jovino Fernandes Salles, em frente à Unifal (Universidade Federal de Alfenas), entroncamento que liga o bairro Pinheirinho ao Santa Clara e dá acesso a diversos bairros da cidade.
O Pórtico é uma homenagem a Engel, que foi uma das principais referências na luta pela preservação da represa do Lago de Furnas. Engenheiro hídrico, sempre esteve ligado as questões ambientais do município e em defesa da geração de riquezas econômicas a partir da represa.
Engel chegou a ser secretário de Obras de Alfenas durante o primeiro mandato do ex-prefeito Pompilio Canavez, na época pelo PT. Segundo o governo, foi o idealizador da revitalização do bairro Pinheirinho.
Em 2008, o Município adquiriu um terreno, que pertencia a Engel, para a construção do campus da Unifal, no bairro Santa Clara. A ideia foi a valorização daquela região da cidade, com a construção de uma unidade universitária. A partir daí, houve valorização imobiliária de uma região considerada carente e o local tem sido alvo de empreendimentos.
Homenagem
Durante a homenagem, Daniel Engel, filho de Eduardo Engel, relatou um pouco o sonho, a história e a biografia de seu pai. “Muito obrigada por estarem aqui juntos reforçando este discurso de união. Espero que este Monumento os faça pensar na importância da vida em sociedade, da oportunidade para todos, no respeito às diferenças”, declarou a arquiteta Deborah Engel, filha de Eduardo.
As arquitetas Luciana Engel e Deborah foram as idealizadoras do projeto, que traz na sua concepção um Portal para a educação, a união da cidade, a integração do bairro com a universidade e toda a sociedade.
O pórtico na rotatória simboliza o desenvolvimento sustentável para garantir crescimento econômico e bem-estar social da região. “Este Monumento é uma homenagem a esta história que pensa no progresso da sociedade valorizando e respeitando suas diferenças, a partir da oportunidade de educação e cultura para todos”, disse Deborah.
COMENTÁRIOS