Postado em sábado, 15 de dezembro de 2018 às 02:02

Vaga Viva ganha cor e vida na Praça Getúlio Vargas

A 4ª edição da Vaga Viva chama atenção da cidade e prevê ações dos comércios realizadores.


Da Redação

As vagas de carro foram ocupadas por uma minipraça, mais conhecida como vaga viva. A ação cria um novo tipo de mobiliário urbano, que funciona como extensão da calçada, e cujo objetivo é promover a reflexão, discussão e mudança de comportamento a respeito do uso do espaço público, além da conscientização ambiental, reaproveitamento de materiais e mobilidade urbana.

O espaço, em um trecho da Praça Getúlio Vargas, ocupa quatro metros para uma área de convivência e lazer onde as pessoas se beneficiam e usufruem deste simpático território para descansar, marcar encontros para bater papo, além também de poder esquecer por algumas horas de seus computadores e celulares, aproveitando um ambiente democrático e pensado especialmente para elas.

Nesta edição a área foi planejada para que tivesse bancos e suportes para bicicletas, além das plantas que marcam o espaço desde sua primeira edição. A grama, mesmo que artificial, possibilita o pé no chão e traz a sensação de estar numa zona verde.

A área de convivência ocupa cerca de 4 metros na Praça Getúlio Vargas (Foto: Divulgação)


Os parklets surgiram nos Estados Unidos e, em meados de 2010, chegaram ao Brasil. Algumas cidades já contam com a legislação para orientar, autorizar e fiscalizar as instalações para que sejam permanentes. Em Alfenas, o processo de legalização do espaço está sendo articulado com a Câmara, mas anualmente a empresa Piso Ambiental realiza a Vaga Viva temporária através da união de comércios para que possam cada vez mais estimular o uso e conscientização da importância do espaço.

Essa ação é realizada através da Certificação Socioambiental Eu Piso Verde, a qual certifica os estabelecimentos que fazem ações pelo município, participam de propostas de melhoria ao meio ambiente e sociedade além de outras premissas pertinentes à certificação. Mesmo que temporária, essa ação visa a conscientização e o impacto positivo na cidade.

A única vaga permanente da cidade foi instalada como projeto piloto no qual a Prefeitura de Alfenas, através de licitação, contratou a empresa para instalar o ponto. O espaço instalado está localizado na Avenida Governador Valadares, em frente à Secretaria de Educação e Cultura.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.