Postado em quinta-feira, 22 de novembro de 2018 às 11:10

5 Plantas Carnívoras para Ter em Casa e Como Cuidar Delas

As plantas carnívoras são, com certeza, bem peculiares e existem centenas de espécies delas em todo o mundo, inclusive no Brasil, que é o segundo país com maior número de tipos de plantas carnívoras, perdendo apenas para a Austrália....


Agora que você já conhece um pouco mais sobre elas, vamos falar sobre cinco espécies de plantas carnívoras que você pode escolher ter em casa.

1. Planta carnívora Dioneia

A planta carnívora Dioneia ou Dionaea é, possivelmente, a espécie mais conhecida de plantas carnívoras. Com o seu visual de “boca”, a planta carnívora Dioneia pode ter de 5 centímetros a 15 centímetros de altura, podendo se encaixar perfeitamente na sua decoração.

A “boca” da planta carnívora Dioneia fica aberta todo o tempo e se fecha apenas quando uma presa ativa os filamentos que ficam na parte interna da “boca”. Quando ativada, a planta carnívora Dioneia fecha em uma fração de segundos e prende a presa.

A planta carnívora Dioneia funciona bem em jardins e terrários, portanto o local onde vai cultivá-la fica à sua escolha.


Foto de Britannica Escola

2. Drosera

A Drosera é uma planta carnívora que tem um aspecto mais rústico. Ela tem “tentáculos” cobertos por “pelinhos” e uma substância pegajosa.

Quando a presa pousa sobre a folha da Drosera, sua haste se enrola e leva o inseto até o centro da planta, onde ele é digerido.


Foto de Sarracenia Northwest

3. Sarracenia

A Sarracenia é uma planta carnívora muito resistente e adaptável a climas extremos. A flor dessas plantas carnívoras aparece sempre na primavera, exalando um odor que atrai insetos polinizadores.


Foto de Pinterest

4. Nepenthes

As plantas carnívoras chamadas Nepenthes são espécies de trepadeiras. Com o formato de uma jarra com uma “tampinha”, as Nepenthes têm no seu interior “pelos” que prendem a presa que cai dentro delas, impedindo-as de subir de volta para o exterior.

As Nepenthes têm tamanho variável, mas suas armadilhas podem ser grandes, o que pode acabar gerando um certo acúmulo de presas no seu interior que, por sua vez, pode causar um odor desagradável.


Foto de Mercado Livre

5. Utricularia

Essas plantas carnívoras definitivamente não parecem plantas carnívoras. A Utricularia tem aparência de flor e muitos veem semelhança entre espécies dessa planta carnívora e orquídeas.

Aquáticas, as Utricularias são pequena e têm formato garrafal. Elas hibernam durante o inverno para resistir ao frio e usam a sucção para captura de presas quando estão ativas.


Foto de Oxford University Herbaria

 

 

 

Fonte:vivadecora