Postado em terça-feira, 20 de novembro de 2018
às 10:10
Mostra de Cinema e Encontro de Música marcam Mês da Consciência Negra
Vários curtas sobre a temática envolvendo o negro serão exibidos em um telão na Praça Getúlio Vargas.
Alessandro Emergente
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado nesta terça-feira, dia 20. Em Alfenas, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, preparou uma programação que vai além dessa terça-feira, seguindo no decorrer da semana.
No decorrer desta semana está prevista a 1ª Mostra de Cinema Negro de Alfenas, que será realizada nos dias 23 e 24 a partir das 20h na Praça Getúlio Vargas. Um telão será instalado no local, onde serão exibidos curtas com a temática. Já no domingo (25) haverá o 1° Encontro de Música Negra de Alfenas a partir das 20h na Praça Getúlio Vargas.
Na próxima quinta-feira (22), haverá um seminário sobre a efetivação da Lei n° 10.639 para professores da rede municipal, na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). Sancionada em 2003, essa lei estabelece o ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio.
Roda de afeto
As ações em comemorações à Semana da Consciência Negra serão abertas nesta terça-feira a partir das 19h com a Roda de Afeto da Consciência Negra no CRDH (Centro de Referência de Direitos Humanos), localizado na rua Francisco Mariano.
De acordo com o coordenador de Promoção de Igualdade Racial de Alfenas, Rodrigo Mikelino, para 2019 as ações que normalmente ocorrem no mês de novembro serão estendidas para o decorrer do ano, incluindo palestras em escolas e em outros espaços públicos.

Mikelino comenta que o mês da Consciência Negra está sendo chamado de “Novembro Negro” para provocar a discussão em relação aos temas que envolvem o negro na sociedade brasileira. Dentro das discussões, segundo ele, estão as possibilidades de sobrevivência dos movimentos negros a partir do próximo governo.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. Em algumas cidades, como São Luís, no Maranhão, é adotado feriado municipal. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
COMENTÁRIOS